Marrocos prolonga encerramento de fronteiras até 31 de janeiro

  • Lusa
  • 24 Dezembro 2021

Desde 29 de novembro que o país do norte de África encerrou as fronteiras com receio da variante Ómicron.

Marrocos prolongou esta sexta-feira o encerramento de fronteiras – decretado desde 29 de novembro – e a suspensão de voos até 31 de janeiro, para prevenir a propagação de covid-19 e das suas novas variantes.

O Governo marroquino tinha encerrado as fronteiras desde 29 de novembro, para se proteger da variante Ómicron, e proibiu a organização de festas e programas especiais em hotéis, restaurantes e estabelecimentos turísticos durante a passagem de ano.

Após o encerramento das suas fronteiras – terrestres e marítimas -, o Governo marroquino autorizou voos especiais de repatriamento de estrangeiros para vários países de África, Ásia e Europa, incluindo Portugal e Espanha.

Desde 13 de dezembro, as autoridades marroquinas abriram a possibilidade de voos especiais para os seus cidadãos retidos no estrangeiro, operados a partir de Portugal, Turquia e Emirados Árabes Unidos.

Contudo, esta operação foi suspensa na quinta-feira, como resultado de um aumento nas infeções diárias do covid-19 e das suas variantes neste país do Magrebe.

Marrocos, que tem uma taxa de vacinação de 63% da população, anunciou na terça-feira que tinha detetado um total de 28 contágios com a variante Ómicron e nas últimas 24 horas registou um total de 475 novas infeções e seis mortes com covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marrocos prolonga encerramento de fronteiras até 31 de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião