Wall Street abre última semana do ano no verde

Os três principais índices norte-americanos estão a valorizar na primeira sessão da última semana do ano.

Wall Street segue em alta no arranque desta segunda-feira, a primeira sessão da última semana do ano, com o S&P 500 a atingir um novo recorde intradiário. Neste reta final de 2021, os investidores continuam a monitorizar o potencial impacto da variante Ómicron na economia mundial.

O Dow Jones sobe 0,33%, para 26.068,62 pontos; o Nasdaq valoriza 0,58%, para 15.743,95 pontos; e o S&P 500 soma 0,46%, para 4.747,6 pontos. É expectável que o volume de negociação baixe em Wall Street nesta semana entre o Natal e o Ano Novo. O mesmo acontece na Europa, onde os índices valorizam.

Nos Estados Unidos, a variante Ómicron está a ter um impacto na situação epidemiológica, do ponto de vista dos casos diários, superior ao da variante Delta no verão. A propagação do vírus está a provocar falta de pessoal em determinadas indústrias e milhares de voos têm sido cancelados nos últimos dias, quer por causa das restrições, quer pela existência de casos entre os tripulantes.

Os analistas consideram que os mercados já absorveram o impacto da Ómicron, nomeadamente os indícios de que é uma variante menos agressiva para a saúde, mas alertam para a disrupção que está a causar em certos setores, dado o isolamento dos trabalhadores.

Entre as cotadas em queda, destoando do sentimento geral, estão as transportadoras aéreas, com a United Airlines, a American Airlines, a Delta Air Lines e a Southwest a desvalorizarem mais de 1%. Nota também para a queda de cerca de 2% das operadoras de cruzeiros por causa de surtos em determinados barcos.

Uma das boas notícias desta segunda-feira é o aumento de 8,5% das vendas durante a época festiva, face ao ano passado, a maior subida em 17 anos, de acordo com dados da Mastercard, citados pela CNBC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre última semana do ano no verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião