Hoje nas notícias: sondagens, veículos elétricos e Rendeiro

  • ECO
  • 30 Dezembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Uma sondagem do ISCTE e do ICS, a um mês das legislativas, revela uma distância de sete pontos percentuais entre António Costa e Rui Rio. À Renascença, a líder do PAN admitiu que o partido pode entender-se tanto com o PS como com o PSD para haver maioria governativa após o resultado eleitoral de 30 de janeiro. A defesa de João Rendeiro, na África do Sul, quer que o ex-banqueiro aguarde em liberdade a decisão sobre o pedido de extradição das autoridades portuguesas. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Diferença entre Costa e Rio cai para metade em apenas um mês

A um mês das eleições legislativas, o PS está a perder vantagem e tem 38% das intenções de voto, contra 31% do partido liderado por Rui Rio. Isto significa que António Costa e Rui Rio só estão separados por sete pontos percentuais, de acordo com uma sondagem do ISCTE e do ICS. Quanto aos restantes partidos, o Chega surge em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto, seguido da CDU, com 6%, e Bloco de Esquerda, com 5%.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

PAN admite entendimentos com PS ou PSD após 30 de janeiro

O PAN parte para as eleições legislativas “com confiança” e a ambição de eleger deputados em “novas geografias”, disse a porta-voz do partido. Em entrevista à Renascença, Inês Sousa Real considerou que a polémica em torno da empresa da sua família não penalizará o PAN nas urnas e admitiu a possibilidade de entendimentos com o PS ou com o PSD após o resultado eleitoral de 30 de janeiro. “O PAN estará sempre disponível para fazer avançar as suas causas”, declarou, traçando o Chega como a “linha vermelha”.

Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre)

Carregar veículos elétricos fica mais caro a partir do próximo ano

A partir de 1 de janeiro, os carregamentos de veículos elétricos na rede pública vão ficar mais caros. O motivo? A subida de praticamente 79% na tarifa da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), que passa dos 0,1657 euros, que vigoravam desde 1 de maio, para os 0,2964 euros. A Associação de Utentes de Veículos Elétricos classifica a subida da taxa uma “mensagem totalmente errada”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

 

PRR vai financiar empresas com até 20 milhões para descontaminar solos

O regulamento do sistema de incentivos para a descarbonização da indústria, uma área para a qual o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) reserva 715 milhões de euros, foi aprovado pelo Governo e prevê auxílios “ao investimento a favor da reabilitação de sítios contaminados”. De acordo com a portaria publicada na quarta-feira, cada empresa e cada projeto poderá ter até 20 milhões de euros para descontaminar solos, sendo elegíveis os “custos incorridos com os trabalhos de reabilitação, uma vez deduzido o aumento do valor dos terrenos”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Defesa quer João Rendeiro livre para decidir sobre pedido de extradição

A defesa de João Rendeiro pretende que o ex-banqueiro esteja em liberdade enquanto se decide o pedido de extradição das autoridades portuguesas. Só assim, sem a pressão de estar numa das piores cadeias da África do Sul, é que Rendeiro poderá decidir se aceita ou não a extradição para Portugal, alega a defesa. Advogada de Rendeiro entrega esta quinta-feira o recurso contra a decisão do Tribunal de Verulam, que rejeitou a libertação de Rendeiro sob fiança.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: sondagens, veículos elétricos e Rendeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião