Países Baixos vão nomear a primeira mulher para ministra das Finanças

Países Baixos deverão nomear pela primeira vez uma mulher para o cargo de ministra das Finanças. Sigrid Kaag deve juntar-se a um grupo de quatro mulheres em cargos homólogos na União Europeia.

Os Países Baixos deverão nomear para ministra das Finanças Sigrid Kaag, a primeira mulher a ocupar o cargo, segundo os media local e a Bloomberg (acesso pago, e em inglês).

Sigrid Kaag está à frente do partido pró-europeu D66, e deverá assumir o cargo da quinta maior economia da Zona Euro. O gabinete do novo governo holandês será anunciado em janeiro.

Apenas quatro dos homólogos de Sigrid Kaag na União Europeia são mulheres, María Jesús Montero em Espanha, Annika Saarikko na Finlândia, Keit Pentus-Rosimannus na Estónia e Gintarė Skaistė na Lituânia.

A nomeação segue-se depois de Sigrid Kaag, enquanto ministra dos Negócios Estrangeiros, juntamente com Ank Bijleveld, assumirem responsabilidades em setembro pelo caos na retirada de alguns funcionários locais e intérpretes que trabalharam com as tropas holandesas do Afeganistão, após a tomada de Cabul.

O Fórum Económico Mundial estima que a pandemia teve um “impacto fundamental” na igualdade entre homens e mulheres, fazendo recuar “anos de progressos”. Portugal encontra-se em 22º lugar no ranking da igualdade entre homens e mulheres de 2021, 13 lugares acima do registado no ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Países Baixos vão nomear a primeira mulher para ministra das Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião