Moody’s mantém ‘rating’ do Santander Totta em lixo mas melhora perspetivas

  • Lusa
  • 21 Fevereiro 2017

Agência de notação de crédito explica que os fundamentais do banco melhoraram com a integração do Banif e com os resultados da casa-mãe, em Espanha.

A Moody’s manteve esta terça-feira o rating do Santander Totta no grau de lixo mas alterou a perspetiva para “positiva”, pelo que poderá vir a melhorar a médio prazo a nota de crédito do banco.

A agência de notação financeira justificou a decisão hoje tomada – de manter o rating dos depósitos em Baa3/Prime-3 (investimento) e da dívida sénior em Ba1 (não investimento ou ‘lixo’), mas de melhorar a perspetiva de “estável” para “positiva” – com a melhoria dos indicadores fundamentais do Santander Totta após a integração de parte da atividade bancária do Banif, comprada em final de 2015, e também dos resultados da casa-mãe Santander (Espanha).

"A afirmação do ‘rating’ do Banco Santander Totta com perspetiva positiva reflete a melhoria que poderá acontecer se continuar a tendência positiva no risco dos ativos e no capital nos próximos 12 a 18 meses, enquanto a capacidade de geração de lucros se mantiver nos níveis atuais.”

Moody's

“A afirmação do rating do Banco Santander Totta com perspetiva positiva reflete a melhoria que poderá acontecer se continuar a tendência positiva no risco dos ativos e no capital nos próximos 12 a 18 meses, enquanto a capacidade de geração de lucros se mantiver nos níveis atuais”, lê-se na informação hoje divulgada.

O banco Santander Totta registou lucros de 395,5 milhões de euros em 2016, mais 35,8% do que em 2015 e os mais elevados desde 2010 (quando o banco lucrou 435 milhões de euros).

Para este resultado contribuiu a subida em termos homólogos da margem financeira em 31% para 731,7 milhões de euros e das comissões líquidas em 16,1% para 305,7 milhões de euros.

A margem comercial do banco foi de 1.052,1 milhões de euros, mais 27,9% do que no ano anterior, enquanto os resultados de operações financeiras caíram 52,1% para 114,4 milhões de euros.

No total, o produto bancário e da atividade de seguros ascendeu a 1.196,5 milhões de euros em 2016, mais 6,4% do que em 2015.

O Santander Totta comprou parte da atividade bancária do Banif em final de 2015, no âmbito do processo de resolução deste banco, pelo que os resultados de 2016 incluem os lucros resultantes da integração de ativos e passivos daquela instituição.

O presidente do banco, Vieira Monteiro, disse em janeiro, em conferência de imprensa em Lisboa, que apenas pode desagregar as atividades do Banif até setembro, altura em que foi concluída a integração operacional e tecnológica, e que até aí a atividade dava um lucro de um milhão de euros por mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s mantém ‘rating’ do Santander Totta em lixo mas melhora perspetivas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião