Marcelo promulga diploma dos cuidadores informais

Diploma reconhece o estatuto do cuidador informal, os seus termos e condições e as medidas de apoio a estes cidadãos e às pessoas sob seu cuidado. Presidente sublinhou importância deste passo.

O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que reconhece o estatuto do cuidador informal, os seus termos e condições, bem como as medidas de apoio a estes cidadãos e às pessoas sob cuidado. A informação foi divulgada esta segunda-feira no site da Presidência.

O Presidente da República sublinha ser um “pequeno passo dado num domínio tão importante para muitos portugueses”, sendo que a proposta de lei dos cuidadores informais foi apresentada pela primeira vez em 2019, após o Governo aprovar a proposta de Lei de Bases da Saúde.

O diploma tinha sido aprovado no Conselho de Ministros de 16 de dezembro, onde foram aprovadas e alargadas a todo o território continental as medidas de apoio aos cuidadores informais após período de experiências-piloto em 30 concelhos.

Entre as medidas previstas está o descanso do cuidador, a promoção na integração no mercado de trabalho ou o subsídio de apoio ao cuidador informal, indicou, na altura, um comunicado do Governo.

As principais alterações do diploma compreendem ainda a simplificação do processo de reconhecimento e atribuição do subsídio, por meio de diminuição dos prazos de deferimento e eliminação de “alguns documentos probatórios”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo promulga diploma dos cuidadores informais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião