Nas notícias lá fora: Tesla, impostos e voos cancelados

A Tesla entregou quase um milhão de carros em 2021. O ministro das Finanças alemão promete reduzir impostos em 2023. Mais de 4.000 voos foram cancelados no domingo, sobretudo por causa da Ómicron.

A Tesla entregou quase um milhão de carros em 2021, um novo recorde para a fabricante. O ano que passou também ficou marcado por uma onda de empresas a entrarem em bolsa nos mercados emergentes. Na Alemanha, o ministro das Finanças quer baixar os impostos a partir de 2023. No domingo, mais de 4.000 voos foram cancelados devido às condições climatéricas e ao aumento das infeções por Covid-19.

Financial Times

Tesla entregou quase um milhão de carros em 2021

No ano que terminou, a Tesla entregou 936.172 carros, acima dos 499.550 produzidos no ano anterior. Só no quarto trimestre do ano, a fabricante automóvel produziu e entregou 308.600 veículos, o que representa um recorde pra a empresa. Este balanço ficou acima das expectativas dos analistas, que apontavam para menos 40 mil carros fabricados pela Tesla. A empresa conseguiu “escapar” à crise dos semicondutores que penalizou fortemente a generalidade das concorrentes, apesar de os automóveis elétricos, no geral, necessitarem de mais chips do que os veículos convencionais.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Reuters

Ministro das Finanças alemão promete baixar impostos a partir de 2023

O novo ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, prometeu reduzir a carga fiscal em mais de 30 mil milhões de euros durante a legislatura para pessoas singulares e empresas. “Nesta legislatura vamos reduzir os impostos sobre as pessoas e as pequenas e médias empresas em notavelmente mais de 30.000 milhões de euros”, afirmou, numa entrevista ao jornal Bild citada pela Reuters, notando ainda que o Orçamento para 2022 foi elaborado no governo anterior de Angela Merkel, pelo que o obetivo é começar a reduzir a carga fical “em 2023”.

Leia a notícia completa no Reuters (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Reuters

Mais de 4.000 voos cancelados em todo o mundo devido à Ómicron

A pandemia continua a provocar interrupções nas viagens aéreas. Só no domingo, mais de 4.000 voos foram cancelados em todo o mundo, dos quais mais de metade nos Estados Unidos, devido aos problemas atmosféricos e ao aumento das infeções por Covid-19, provocados pela variante Ómicron, de acordo com o site FlightAware.com. Além disso, mais de 11.200 voos sofreram atrasos.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Bloomberg

2021 bate recorde de entradas em bolsa nos mercados emergentes

Em 2021, um número recorde de empresas que operam nos mercados emergentes estrearam-se na bolsa. Embora o preço da maioria das ações admitidas à negociação tenha subido desde o IPO (oferta pública inicial), o índice de referência dos mercados emergentes, MSCI Emerging Markets Index, terminou 2021 com o pior de sempenho desde 2018. Segundo a Bloomberg, isto sugere que o apetite dos investidores por ativos de risco está a diminuir, numa altura em que se adensam os receios quanto ao rápido avanço da variante Ómicron, a inflação e a subida das taxas de juro prevista para este novo ano.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Guardian

Pessoa mais velha do mundo celebra 119 anos

A pessoa mais velha do mundo celebrou o 119.º aniversário, mostrando-se determinada a prolongar o recorde por mais um ano. Nascida em 1903, Kane Tanaka fez anos este domingo e celebrou a ocasião acompanhada pelo staff da casa de repouso onde vive, em Fukuoka, no sudoeste do Japão. O Livro de Recordes do Guinness reconhece Tanaka como a pessoa mais velha do mundo desde março de 2019, quando esta tinha 116 anos.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Tesla, impostos e voos cancelados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião