Warner Music Group compra catálogo musical de David Bowie
O catálogo musical do cantor David Bowie foi vendido à Warner Music Group Corp, compreendendo mais de 400 músicas como “Space Oddity,” “Ziggy Stardust,” “Fame,” “Rebel Rebel” e “Let’s Dance”.
O catálogo musical do cantor norte-americano David Bowie foi vendido à editora norte-americana Warner Chappel Music, do Warner Music Group Corp, compreendendo obras desde o final dos anos 60 até pouco antes da sua morte, em 2016, segundo avançado pela Associated Press (acesso gratuito, e em inglês).
O valor da transação não foi divulgado embora inclua mais de 400 músicas ao longo de 26 álbuns de estúdio, o álbum de estúdio póstumo Toy, dois álbuns do grupo Tin Machine, bem como singles lançados enquanto bandas sonoras e outros projetos. Em 2021 o Warner Music Group adquiriu os direitos mundiais ao catálogo musical de Bowie de 1968.
No mês passado (dezembro de 2021) também o catálogo musical de Bruce Springsteen foi vendido à Sony, alegadamente, por 500 milhões de dólares, ou cerca de 442 milhões de euros. Desta forma, Bowie junta-se a nomes como Bob Dylan, Neil Young e Stevie Nicks, cujos direitos às obras foram vendidos nos últimos anos.
Com o crescimento de plataformas de streaming como o Youtube, Spotify e Apple Music, as editoras procuram tirar proveito do número crescente de utilizadores com subscrição a estes serviços. Só em 2020, as receitas de venda de música no mercado global discográfico aumentaram 7,4%, ao passo que os espetáculos ao vivo em Portugal registaram quebras de 80%.
David Bowie nasceu em Londres em 1947 e morreu em 2016, de cancro do fígado, em Nova Iorque.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Warner Music Group compra catálogo musical de David Bowie
{{ noCommentsLabel }}