Vacinação de reforço vai acelerar em janeiro e fevereiro, chegando aos mais jovens em março

A inoculação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 está a ocorrer progressivamente por faixas etárias, estando agora nos 50 anos. Os jovens deverão tomar a terceira dose em março.

O coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19 delineou o plano para os próximos dois meses e meio, que contempla uma vacinação faseada a partir dos 50 anos, faixa etária que já está a ser inoculada com a dose de reforço. Este plano deverá culminar na vacinação dos jovens, que poderá ocorrer já em março, estimou.

“Temos um plano para vacinar nos próximos dois meses e meio, em janeiro, fevereiro e até meados de março. Vacinar faixas etárias correspondentes a 50 anos, que já estão em vacinação, entramos pelas faixas dos 40 anos, 30 anos e 20 anos sucessivamente”, adiantou o Coronel Carlos Penha-Gonçalves, na reunião do Infarmed.

Finalmente, deverá avançar-se para a vacinação dos jovens, provavelmente já em março, acrescentou o responsável.

A vacinação com a dose de reforço contra a Covid-19, para aumentar a proteção contra a nova variante do coronavírus designada Ómicron, irá assim desenrolar-se novamente de forma progressiva pelas idades.

Olhando para o panorama geral, o coronel recordou também que temos três milhões de pessoas com a dose de reforço, das quais um milhão recebeu a coadministração da vacina da Covid-19 em simultâneo com a da gripe.

Quanto às crianças, o calendário previsto de vacinação “começa amanhã, com algumas crianças dos 5 as 11 anos, e depois vamos dando as segundas doses”, salienta o coordenador. “A espaços de três em três ou quatro em quatro semanas, vai sempre haver oportunidade de vacinar crianças em primeiras ou segundas doses”, explicou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinação de reforço vai acelerar em janeiro e fevereiro, chegando aos mais jovens em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião