Já foram multados 2.000 passageiros e 38 companhias aéreas

Desde o início de dezembro, foram fiscalizados mais de 1,2 milhões de passageiros e 11 mil voos. Multaram-se 38 companhias aéreas, revelou o primeiro-ministro esta quinta-feira.

Desde o início de dezembro, as autoridades já multaram 2.000 passageiros e 38 companhias aéreas por incumprimento das medidas decretadas pelo Governo no âmbito do controlo das fronteiras, por causa da pandemia. O primeiro-ministro revelou esta quinta-feira, em conferência de imprensa após Conselho de Ministros, que foram fiscalizados mais de 1,2 milhões de pessoas e 11 mil voos.

Estes números corroboram os que foram avançados pelo Ministério da Administração Interna no início da semana, que davam conta de 1,18 milhões de passageiros e 10.834 voos fiscalizados pela PSP e pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Neste período, foram instaurados 1.963 autos de contraordenação, dos quais 1.234 foram levantados pela PSP — que controla os passageiros provenientes de voos com origem no espaço Schengen — e 729 pelo SEF — que fiscaliza os viajantes oriundos de países fora do espaço Schengen.

“Vamos manter o controlo nas fronteiras, continuando a exigir teste negativo a todos os voos que cheguem a Portugal e continuaremos a aplicar sanções, quer a passageiros, quer a companhias aéreas que embarquem passageiros sem teste negativo”, disse esta quinta-feira António Costa.

Desde 1 de dezembro é obrigatório apresentar teste negativo à Covid no desembarque em Portugal, mesmo tendo a vacinação completa. A responsabilidade de assegurar este cumprimento cabe às companhias aéreas e o Governo considera que esse trabalho não estava a ser cumprido, tendo, por isso, agravado as multas. Assim, o valor mínimo a sancionar passa a 20 mil euros por cada passageiro, podendo ir até 40 mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram multados 2.000 passageiros e 38 companhias aéreas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião