Entidades públicas podem candidatar-se a programa de estágios a partir hoje

  • Lusa
  • 8 Janeiro 2022

Entidades públicas já podem apresentar candidaturas ao programa de estágios. Estão em causa, pelo menos, mil vagas para jovens licenciados.

As entidades da administração central direta e indireta do Estado podem candidatar-se a partir deste sábado ao programa de estágios remunerados que prevê pelos menos 1.000 vagas para jovens licenciados.

Segundo um comunicado do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, o aviso para a apresentação de candidaturas ao programa de estágios “com pelo menos 1.000 vagas destinadas a jovens licenciados” está disponível nas páginas online do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Direção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP), a entidade gestora do programa.

“Podem candidatar-se a este programa as entidades da administração central direta e indireta do Estado que pretendam receber estagiários e que preencham os requisitos estabelecidos, devendo apresentar as suas candidaturas entre hoje [este sábado] e as 17h00 horas de dia 21 de fevereiro“, indica o ministério.

Às 1.000 vagas da segunda edição do programa EstágiAP XXI “acrescerá o número de vagas que não forem ocupadas na primeira edição do programa que incluía 500 vagas, o que permitirá, com as duas edições, promover 1.500 estágios em vários serviços da Administração Pública”, acrescenta o gabinete da ministra Alexandra Leitão.

As candidaturas das entidades públicas podem ser feitas através da plataforma eletrónica do Sistema de Informação da Recuperar Portugal (SI PRR) cujo endereço e forma de acesso é divulgado na página online da DGAEP e do PRR.

A DGAEP terá depois 30 dias úteis para decidir sobre a atribuição de vagas de estágio financiado a cada entidade. Após este processo, serão mais tarde abertas as candidaturas aos jovens interessados.

Os estágios destinam-se a jovens licenciados com idade até aos 30 anos, ou até aos 35 anos com deficiência e/ou incapacidade, que se encontrem à procura do primeiro emprego ou de novo emprego correspondente à sua área de formação.

A bolsa de estágio é de 1.007,49 euros ilíquidos, correspondente à primeira posição remuneratória da carreira de técnico superior e nível remuneratório 11 da Tabela Remuneratória Única e os estagiários têm também direito a subsídio de refeição.

“Esta é a segunda edição do programa EstágiAP XXI, financiada a 100% pelo PRR, ao abrigo da reforma “Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro”, um concurso com uma dotação de 12,3 milhões de euros, refere o ministério.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entidades públicas podem candidatar-se a programa de estágios a partir hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião