Eco do Dinheiro. Quanto vão subir os juros do crédito à habitação?
A expectativa de que os bancos centrais vão aumentar o preço do dinheiro para arrefecer a inflação está a puxar para cima as taxas de juro. Vai acontecer o mesmo ao crédito da casa?
- Quanto vão subir os juros do crédito à habitação? Veja o vídeo:
As taxas de juro das obrigações têm estado a subir um pouco por todo o mundo, refletindo a expectativa de que os bancos centrais vão aumentar o preço do dinheiro para arrefecer a inflação.
A autoridade monetária mais poderosa do planeta, a Reserva Federal dos Estados Unidos, já disse que vai começar a subir os juros diretores da economia e mostrou estar com pressa em fazê-lo.
Esta inversão no sentido das taxas já está a acontecer nos mercados, aumentando o custo de financiamento de empresas e Estados. Será que o mesmo vai acontecer no crédito à habitação?
Em Portugal, praticamente todos os empréstimos estão indexados às taxas Euribor, que continuam negativas nos prazos a 3, 6 e 12 meses. Nos últimos dias têm vindo a subir, mas muito ligeiramente.
As últimas previsões do Banco Central Europeu apontam para que a Euribor a 3 meses, a segunda mais usada, tenha um valor médio de -0,5% este ano, idêntico ao de 2021, subindo para -0,2% em 2023 e 0% em 2024. Ou seja, são pelo menos mais dois anos de taxas negativas.
O banco espanhol La Caixa, que em Portugal detém o BPI, prevê que este ano a Euribor ronde -0,46% no prazo a 3 meses, -0,41% no prazo a seis meses e -0,35% na taxa a 12 meses. Valores acima dos registados em 2021, mas próximos.
A tendência será de subida dos juros do crédito à habitação, mas de forma muito progressiva.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Eco do Dinheiro. Quanto vão subir os juros do crédito à habitação?
{{ noCommentsLabel }}