Aumento de impostos sobre empresas energéticas é provável, avisa Governo italiano

Giancarlo Giorgetti diz ser provável o aumento os impostos sobre empresas energéticas a beneficiar da subida dos preços, e defendeu que lucros devem contribuir para apoio aos necessitados.

O ministro da Indústria italiano, Giancarlo Giorgetti, admitiu esta quarta-feira ser provável o Governo aumentar os impostos sobre empresas energéticas que beneficiaram do aumento dos preços da energia, avançou a Reuters (acesso gratuito, e conteúdo em inglês).

Questionado se Roma iria aumentar os impostos sobre empresas (IRES – sigla italiana) energéticas, à semelhança do sucedido em 2008 quando o preço petróleo disparou, Giorgetti disse: “Julgo que o governo irá caminhar nessa direção”. “Os lucros extra devem, de alguma forma, contribuir para a tributação geral de modo a permitir que sejam tomadas medidas de apoio aos mais necessitados”, acrescentou o ministro em conferência de imprensa sobre os preços da energia convocada pelo partido Liga.

Já o líder da Liga, Matteo Salvini, reiterou o seu apoio à reintrodução da energia nuclear no país, apelando à Enel (companhia energética multinacional) para fazer mais pela ajuda nas despesas de energia. “Esperamos que a Enel tenha a responsabilidade social para perceber que estão a ganhar uma loucura em margens de lucro… Eles deviam pôr a mão no peito e devolver parte dos lucros às famílias e empresas” referiu Salvini.

Em resposta, a Enel referiu não estar a fazer “quaisquer lucros extra com a atual crise energética”, sublinhou um porta-voz da empresa, acrescentando que o aumento dos preços do gás também afetou negativamente companhias como a Enel, cuja produção de energia advém da compra de gás.

Também o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, disse esta segunda-feira que as empresas a beneficiar da subida dos preços deveriam partilhar os lucros com a sociedade. Salvini, líder da Liga, pediu a Draghi um pacote extra de empréstimos para a diminuição das despesas energéticas, bem como ajuda às empresas cujos negócios foram impactados pela pandemia de Covid-19.

O aumento dos preços da energia na Europa deve-se principalmente a um conjunto de fatores como a dependência energética em importações da Rússia, um nível de reservas europeias de gás natural inferior ao normal, volatilidade nas energias renováveis, ou mesmo as tensões militares entre a Rússia e a Ucrânia. Todas estas variantes têm contribuído em simultâneo para o aumento generalizado do preço da energia, que por sua vez agrava os custos de produção nos mais variados setores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumento de impostos sobre empresas energéticas é provável, avisa Governo italiano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião