CGD: Em caso de empate, Rui Vilar exercerá voto de qualidade

  • ECO
  • 23 Fevereiro 2017

Os estatutos da CGD garantem ao presidente não executivo Rui Vilar o direito ao voto de qualidade em caso de empate no conselho de administração. 'Board' tem número par de elementos.

O número de administradores executivos no board da Caixa Geral de Depósitos (CGD) é par. São oito. Mas, e se uma votação resultar em empate? Emílio Rui Vilar, presidente não executivo, será chamado ao sufrágio, exercendo voto de qualidade para pôr um ponto final no assunto. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo JdN (acesso pago), que aponta para os estatutos da CGD onde a aparece essa indicação.

O novo gestor da CGD, Paulo Macedo, aposta num modelo diferente do de António Domingues para conduzir os destinos do banco público. O do antigo gestor incluía um número superior de administradores não executivos, em detrimento dos executivos. Já a administração de Macedo inclui tantos executivos como não executivos. Ainda não se conhecem os nomes destes últimos, à exceção de Rui Vilar.

Para que um administrador não esteja em mais do que uma das quatro comissões de fiscalização, a administração vai precisar da colaboração dos membros do conselho fiscal. Além disso, e tal como a anterior equipa de Domingues, a de Paulo Macedo, com 16 membros, ultrapassa os 15 elementos vistos pelo Banco Central Europeu como o número ideal de elementos a integrar a equipa para o mandato que terminará em 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD: Em caso de empate, Rui Vilar exercerá voto de qualidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião