Fed abre consulta pública sobre dólar digital

Jerome Powell alerta que qualquer moeda virtual servirá "como complemento e não como substituto do dinheiro e das atuais formas digitais".

A Reserva Federal norte-americana (Fed) abriu esta quinta-feira um período de debate e consulta pública sobre a criação de uma moeda virtual de banco central nos EUA — vulgo, dólar virtual. De acordo com o Financial Times (acesso condicionado), a Fed pretende acompanhar a inovação financeira mundial e manter a supremacia do dólar.

“Estamos ansiosos por nos envolver com o público, representantes eleitos e com uma ampla gama de partes interessadas enquanto analisamos os pontos positivos e negativos de uma moeda digital do banco central nos Estados Unidos”, disse o presidente Jerome Powell, citado em comunicado.

O responsável salientou, contudo, que qualquer nova moeda virtual servirá “como complemento e não como substituto do dinheiro e das atuais formas digitais do dólar do setor privado, como depósitos em bancos comerciais”.

Nos últimos anos, o banco central hesitou em adotar uma moeda digital, afirmando que só o faria se os benefícios fossem maiores do que os custos. Ficou, assim, atrás da China, que está numa fase mais avançada do projeto do yuan digital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed abre consulta pública sobre dólar digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião