Fed abre consulta pública sobre dólar digital
Jerome Powell alerta que qualquer moeda virtual servirá "como complemento e não como substituto do dinheiro e das atuais formas digitais".
A Reserva Federal norte-americana (Fed) abriu esta quinta-feira um período de debate e consulta pública sobre a criação de uma moeda virtual de banco central nos EUA — vulgo, dólar virtual. De acordo com o Financial Times (acesso condicionado), a Fed pretende acompanhar a inovação financeira mundial e manter a supremacia do dólar.
“Estamos ansiosos por nos envolver com o público, representantes eleitos e com uma ampla gama de partes interessadas enquanto analisamos os pontos positivos e negativos de uma moeda digital do banco central nos Estados Unidos”, disse o presidente Jerome Powell, citado em comunicado.
O responsável salientou, contudo, que qualquer nova moeda virtual servirá “como complemento e não como substituto do dinheiro e das atuais formas digitais do dólar do setor privado, como depósitos em bancos comerciais”.
Nos últimos anos, o banco central hesitou em adotar uma moeda digital, afirmando que só o faria se os benefícios fossem maiores do que os custos. Ficou, assim, atrás da China, que está numa fase mais avançada do projeto do yuan digital.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fed abre consulta pública sobre dólar digital
{{ noCommentsLabel }}