Eles Vêm Aí: Semana de quatro dias é mesmo possível em Portugal?

O PS quer lançar o debate sobre a eventual aplicação da semana de quatro dias em Portugal. Mas será que a economia nacional está preparada para isso? Ouça o novo episódio do podcast Eles Vêm Aí.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

A ideia de uma semana de trabalho de quatro dias não é nova ou recente, mas tem gozado de algum destaque nesta campanha eleitoral, com o PS a prometer lançar um “amplo debate” sobre a sua eventual aplicação em Portugal. Será que a economia nacional está preparada? É isso que exploramos no novo episódio do podcast Eles Vêm Aí, que conta com a participação de Amílcar Moreira, professor do ISEG e investigador.

“Há um conjunto de fatores que põem, logo à partida, em causa a potencial exequibilidade dessa ideia”, diz o professor, que considera prioritário, em alternativa, os incentivos ao trabalho parcial.

Neste episódio, discutimos ainda os níveis de produtividade do país, o impacto que a semana de trabalho reduzida teria na sustentabilidade da Segurança Social e o futuro do mercado de trabalho português, num cenário de envelhecimento demográfico.

O podcast “Eles Vêm Aí” é um projeto da jornalista do ECO Isabel Patrício. Pode ouvir os episódios e seguir o projeto aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eles Vêm Aí: Semana de quatro dias é mesmo possível em Portugal?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião