Taxas de juros moratórios sem agravamento no primeiro semestre

  • ECO
  • 25 Janeiro 2022

A Direção-Geral do Tesouro e Finanças publicou uma aviso que dá conta que as taxas supletivas dos juros moratórios vão ficar inalteradas, face ao segundo semestre de 2021.

As taxas supletivas dos juros moratórios relativos a créditos de empresas vão ficar inalteradas, nos primeiros seis meses de 2022, indica um aviso publicado esta terça-feira em Diário da República.

De acordo com esse diploma, a taxa supletiva de juros moratórios relativamente a créditos de que sejam titulares empresas comerciais, singulares ou coletivas é de 7%, no primeiro semestre do ano.

Já a taxa supletiva de juros moratórios relativamente a créditos de empresas sujeitas às medidas contra os atrasos no pagamento de transações comerciais é de 8%.

Nos termos do Código Comercial, os juros moratórios legais e os estabelecidos sem determinação de taxa ou quantitativo, relativamente aos créditos de que sejam titulares empresas comerciais, singulares ou coletivas, são os fixados em portaria conjunta dos Ministros das Finanças e da Justiça. As taxas referidas não podem ser inferiores ao valor da taxa de juro aplicada pelo Banco Central Europeu (BCE).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxas de juros moratórios sem agravamento no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião