EDP vende défice tarifário por 562 milhões de euros

A EDP vendeu mais uma parcela do défice tarifário de 2021, desta vez por 562 milhões de euros.

A EDP anunciou esta terça-feira em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que a SU Eletricidade vendeu 32,1% do défice tarifário de 2021 relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial (renováveis) por um montante de 562 milhões de euros.

Este défice tarifário resulta do diferimento por 5 anos da recuperação do sobrecusto de 2021 com a aquisição de energia aos produtores em regime especial (incluindo os ajustamentos de 2019 e 2020)”, explica a empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade em comunicado. Esta venda permite antecipar o encaixe deste valor que lhe é devido pelo sistema elétrico.

A SU Eletricidade (ex-EDP Universal) é o comercializador de último recurso do sistema elétrico português, sendo detido a 100% pela EDP, e opera no mercado regulado para menos de um milhão de consumidores.

Com esta operação, a EDP já terá vendido mais de 75% do défice tarifário de 2021, de acordo com os cálculos do ECO com base nos comunicados da empresa ao mercado. Ao todo, a elétrica já encaixou mais de 1,3 mil milhões de euros com o défice tarifário de 2021.

Este sobrecusto que gerou o défice tarifário diz respeito ao diferencial do custo da energia adquirida a produtores em regime especial com tarifa fixa, “baseado em acordos estabelecidos no passado quando a energia elétrica estava muito mais cara antes da crise financeira de 2008”. A redução da fatura da eletricidade no passado reflete-se nos custos atuais uma vez que a diferença tem de ser devolvida às empresas.

(Notícia atualizada às 18h58 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP vende défice tarifário por 562 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião