BCE lança teste de ‘stress’ climático de 2022

  • Lusa
  • 27 Janeiro 2022

O teste tem como objetivo "identificar vulnerabilidades, boas práticas e desafios enfrentados" pelos bancos na gestão do risco climático.

O Banco Central Europeu (BCE) lançou esta quinta-feira o teste de ‘stress’ climático de 2022, cujos resultados agregados serão publicados em julho, foi anunciado.

O BCE disse que “o teste de ‘stress’ será um exercício de aprendizagem para avaliar a preparação dos bancos para lidar com o risco climático”. O exercício não terá um impacto direto no capital dos bancos.

O BCE quer ver como os bancos estão preparados para lidar com os choques financeiros e económicos resultantes das alterações climáticas. O exercício será conduzido durante a primeira metade de 2022 e o BCE publicará posteriormente os resultados agregados.

O teste tem como objetivo “identificar vulnerabilidades, boas práticas e desafios enfrentados” pelos bancos na gestão do risco climático, acrescenta o BCE.

O exercício não se aprova ou chumba, nem tem implicações diretas nos níveis de capital dos bancos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE lança teste de ‘stress’ climático de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião