Energia pressiona PSI-20 em dia de quedas na Europa

O índice de referência nacional terminou a semana em terreno negativo, numa sessão marcada pelo pessimismo nas bolsas europeias.

A bolsa de Lisboa voltou às quedas na última sessão da semana, seguindo a tendência negativa vivida nas principais congéneres do Velho Continente. Os “pesos pesados” da praça lisboeta pesaram no desempenho do índice de referência esta sexta-feira, nomeadamente a EDP Renováveis e a Galp Energia.

O principal índice de referência nacional, o PSI-20, caiu 0,72% para os 5.521,86 pontos, numa sessão em que apenas seis das 19 cotadas registaram valorizações.

A liderar as perdas ficou a EDP Renováveis. A subsidiária da EDP caiu 2,20% para os 18,22 euros, no dia em que foi anunciada a conclusão da venda de parques eólicos em Portugal por 534 milhões. Já a casa-mãe EDP recuou 0,36% para os 4,46 euros.

EDP Renováveis cai mais de 2%

Nota também para a Sonae, que perdeu 2,14% para os 1,007 euros, e para o BCP, que cedeu 1,90% para 0,1500 euros, após o seu banco na Polónia anunciar que registou mais provisões por causa dos créditos em moeda estrangeira e que isso levará a prejuízos no quarto trimestre.

Destaque ainda para a Galp Energia, que desvalorizou 1,23% para os 9,96 euros, num dia em que os preços de petróleo estão em alta. O barril de Brent, referência europeia, sobe 1,05% para os 89,10 dólares.

Já nos ganhos, encontram-se os CTT, que avançaram 0,12% para os 4,14 euros. Isto depois de ser revelado esta sexta-feira que está em cima da mesa a diluição da sua participação no Banco CTT a favor de um novo acionista minoritário. Além disso, a Jerónimo Martins subiu 0,66% para os 21,38 euros e a Semapa ganhou 2,06% para os 11,88 euros.

Pela Europa, o dia foi negativo, numa altura em que as tensões geopolíticas entre a Ucrânia e a Rússia, bem como o aumento de juros sinalizado pela Fed, pesam no sentimento. O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 1,0%, enquanto o alemão DAX e o espanhol Ibex 35 recuaram 1,3%. Já o britânico FTSE 100 perdeu 1,1% e o francês CAC 40 desvalorizou 0,90%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia pressiona PSI-20 em dia de quedas na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião