Novo Parlamento deverá ter menos mulheres

  • ECO
  • 31 Janeiro 2022

Legislativas elegeram 84 mulheres para o Parlamento, o equivalente a 37% do total de deputados. Representação feminina fica aquém dos 40% definidos na Lei da Paridade.

As eleições legislativas deste domingo elegeram 84 mulheres para o Parlamento, o equivalente a 37,2% de todos os deputados. Apesar de o patamar de paridade previsto na lei ter aumentado para 40%, a proporção de mulheres eleitas estagnou, escreve o Público (acesso pago).

Na noite deste domingo, foram eleitas 84 mulheres num total de 226 assentos parlamentares, menos dois do que se contavam em 2019. Prevendo-se que a distribuição de mandatos dentro e fora da Europa se mantenha semelhante entre PS e PSD, juntar-se-ão mais uma mulher e três homens. Assim, em 230 deputados, 37% serão mulheres.

Nas legislativas de outubro de 2019, foram eleitas 86 mulheres (37,4%), mas a saída de deputados para o Governo fez subir a proporção feminina no Parlamento para cerca de 40%. Estas legislativas foram, assim, as primeiras em que se aplicou o novo patamar de 40% da Lei da Paridade — anteriormente era de 33% — o que mostra que a percentagem de mulheres estagnou, apesar de a quota ter aumentado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Parlamento deverá ter menos mulheres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião