“UE está a viver o momento mais perigoso desde a Guerra Fria”, diz Borrell

  • Lusa
  • 31 Janeiro 2022

Escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia é perigosa para a União Europeia, considera o alto representante para a Política Externa, Josep Borrell.

O alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, defendeu que a Europa “está a viver o momento mais perigoso desde a Guerra Fria”, devido à crise com a Rússia por causa da Ucrânia.

“A Rússia está a fazer uma guerra de nervos, por isso temos de ser firmes”, disse Borrell num artigo publicado no seu blogue ‘Uma janela sobre o mundo’ e citado pela agência espanhola de notícias, a Efe, no qual afirma: “Estamos a viver hoje o momento mais perigoso desde o período posterior à Guerra Fria”.

Apesar do perigo, Borrell defendeu que é preciso seguir a recomendação do presidente da Ucrânia e evitar o pânico, e escreveu que é por isso que a União Europeia decidiu manter a presença diplomática em Kiev.

Com o aumento das tensões nas fronteiras orientais da União Europeia, a “unidade” é a “força” dos 27, disse o chefe da diplomacia europeia, que defende a manutenção das “vias gémeas da diplomacia e dissuasão” para abrandar o conflito “utilizando todos os caminhos possíveis”, e ao mesmo tempo manter o apoio à Ucrânia.

Neste contexto, o político espanhol criticou a decisão das autoridades russas, anunciadas na semana passada, de proibir a entrada na Rússia de “um número desconhecido de representantes dos Estados membros e instituições da UE”.

Esta decisão, acrescentou, “carece de toda a justificação legal e transparência e terá uma resposta adequada”, avisou o diplomata, acrescentando que situações destas mostram que a Rússia “continua a alimentar um clima de tensão com a Europa, em vez de contribuir para acalmar a situação”.

O artigo de Borrell surge no mesmo dia em que, em entrevista à CNN, senadores republicanos e democratas afirmaram que o projeto de lei com sanções à Rússia está perto de ser acordado entre os dois blocos políticos norte-americanos.

A tensão entre a Rússia e os EUA aumentou depois da mobilização de 100 mil militares russos para a fronteira com a Ucrânia, que suscitou receios de um possível ataque ao território ucraniano, algo que Moscovo nega, mas que Washington considera iminente.

A Ucrânia está envolvida numa guerra com separatistas pró-russos na região industrial do Donbass, no Leste do país, desde 2014, que diz ser fomentada e apoiada militarmente por Moscovo. Na sequência do conflito, Rússia, Ucrânia, Alemanha e França criaram uma plataforma de diálogo conhecida por Formato Normandia, mas os líderes dos quatro países não se reúnem desde 2019.

Conselheiros políticos dos quatros líderes reuniram-se na quarta-feira, em Paris, e marcaram um próximo encontro para fevereiro, em Berlim, mas não discutiram a realização de uma nova cimeira, que tem sido sugerida pelo Presidente da Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“UE está a viver o momento mais perigoso desde a Guerra Fria”, diz Borrell

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião