Afinal, hackers que atacaram Impresa negam ciberataque ao Parlamento

  • ECO
  • 31 Janeiro 2022

Lapsu$ Group nega no Telegram ser autor de um alegado ataque informático ao site do Parlamento este domingo, que ameaçou revelar "informação sensível" do Governo.

É um caso insólito. Depois de ter sido noticiado que os hackers que atacaram a Impresa teriam reivindicado um ciberataque à rede do Parlamento, outro grupo, que diz ser o verdadeiro Lapsu$ Group, nega ter sido o autor desse alegado ataque informático que ameaçou revelar “informação sensível” do Governo. Assembleia da República garante que “informação que consta no site é pública e transparente”.

“Não utilizamos quaisquer fóruns ou Twitter! Isto é um esquema com o nosso nome!“, escreveu o Lapsu$ Group no Telegram, citado pelo Expresso. Em causa está um anúncio feito este domingo, em nome daqueles hackers, que dava conta de uma invasão ao site do Parlamento, que tinha permitido o acesso a “informação sensível do Governo”, tais como “informações pessoais de políticos e de partidos, documentos, emails e passwords”.

A Polícia Judiciária e o departamento informático do Parlamento estão a averiguar se o anúncio dos hackers partiu, de facto, do Lapsu$ Group, qual o nível de credibilidade e se foi, efetivamente, retirada alguma informação do site. O diretor do gabinete de comunicação da Assembleia da República assegura, contudo, que “não existe informação sensível e reservada” e que “a informação que consta no site é pública e transparente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afinal, hackers que atacaram Impresa negam ciberataque ao Parlamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião