PIB da Zona Euro cresceu 5,2% em 2021

Após uma queda de 6,8% em 2020, a economia europeia recuperou da pandemia e cresceu 5,2%. Portugal cresceu 4,9% no ano passado.

O produto interno bruto (PIB) da Zona Euro cresceu 5,2%, recuperando parcialmente da queda de 6,8% em 2020 provocada pela crise pandémica. Os números foram revelados esta segunda-feira pelo Eurostat, depois de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter avançado que o PIB português cresceu 4,9% em 2021 (caiu 8,4% em 2020).

Estes números mostram que no ano passado, Portugal — que é mais dependente do turismo do que a média dos países europeus — não convergiu com a média europeia pelo segundo ano consecutivo: após ter contraído mais em 2020 do que a economia europeia, a economia portuguesa não conseguiu recuperar a um ritmo mais forte para recuperar a desvantagem. Para 2022 as previsões apontam para um crescimento em Portugal acima da média europeia.

As estimativas preliminares do gabinete de estatísticas europeu revelam ainda que no quarto trimestre o PIB cresceu 0,3% na Zona Euro em cadeia (em comparação com o terceiro trimestre) e 4,6% em termos homólogos (em comparação com o quarto trimestre de 2020).

Entre os Estados-membros para os quais o Eurostat já tem dados comparáveis disponíveis (apenas 11, incluindo Portugal), o maior crescimento em cadeia foi registado em Espanha (+2%), seguindo-se Portugal (1,6%) e a Suécia (1,4%).

Porém, nem todos os países estiveram em sintonia. A deterioração da pandemia e problemas nas cadeias de abastecimentos fizeram estragos na economia da Áustria, com uma contração em cadeia de 2,2%, assim como na Alemanha (-0,7%) e na Letónia (-0,1%).

Na ótica homóloga (em comparação com o quarto trimestre de 2020), todos os países com dados disponíveis registaram um crescimento positivo, com Itália à cabeça (+6,4%), seguindo-se a Suécia (+6,1%) e depois Portugal (+5,8%).

As próximas estimativas com mais dados serão divulgadas a 15 de fevereiro.

Para 2022, o Fundo Monetário Internacional (FMI) foi a última instituição a divulgar previsões e reviu em baixa o crescimento da Zona Euro para 3,9%. O PIB da Zona Euro deverá recuperar o nível pré-pandemia no início deste ano.

Numa nota em reação aos dados revelados, os economistas da Oxford Economics escrevem que o primeiro trimestre ainda poderá ser condicionado pela Covid-19, mas o segundo e terceiro trimestre deverão trazer uma retoma forte, ainda que a trajetória da inflação possa ter impacto.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB da Zona Euro cresceu 5,2% em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião