Vacinação obrigatória dos profissionais de saúde em Inglaterra adiada

Os profissionais de saúde que trabalhassem nos hospitais ingleses tinham que estar vacinados contra a Covid até ao início de abril. Contudo, a medida foi adiada para não agravar a falta de pessoal.

Os profissionais de saúde que trabalhassem nos hospitais ingleses tinham que estar vacinados contra a Covid até ao início de abril, sob pena de não poderem trabalhar para o National Health Service (NHS, na sigla em inglês e o equivalente ao SNS em Portugal). Contudo, a implementação da medida foi aliviada para não agravar a falta de profissionais, revela o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Esta medida previa que até quinta-feira, todos os profissionais de saúde que tivessem contacto direto com pacientes estavam obrigados a receber a primeira dose da vacina contra a Covid estar totalmente vacinados no início de abril, caso contrário corriam o risco de perder o emprego. Segundo o The Guardian, há atualmente 80 mil profissionais de saúde que ainda não têm qualquer dose da vacina.

Contudo, os receios relativos ao impacto da medida nos níveis de pessoal dos hospitais ingleses fez aliviar esta medida, permitindo que os não vacinados continuem a trabalhar se estiver em causa a falta de pessoal.

Neste contexto, a Comissão de Qualidade nos Cuidados (CQC) garante que a obrigatoriedade de vacinação contra a Covid para os profissionais de saúde vai mesmo ser implementada “de forma justa e proporcional”. “Reconhecemos plenamente que há preocupações de que a introdução de regras obrigatórias de vacinação possa exacerbar a escassez de pessoal existente”, justificou Ted Baker, responsável do CQC, em declarações ao The Sunday Times.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinação obrigatória dos profissionais de saúde em Inglaterra adiada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião