Novos casos Covid em janeiro foram quase metade do total da pandemia

Entre 1 e 31 de janeiro de 2022, foram identificados 1.277.754 casos de infeção por Covid-19 em Portugal, em termos acumulados. Representam 47,5% dos casos reportados desde o início da pandemia.

A elevada transmissibilidade da variante Ómicron tem levado Portugal a bater recordes de infeções por Covid-19, ainda que o impacto nos hospitais seja significativamente mais controlado. Só em janeiro, foram registados mais de 1,27 milhão de infeções por Covid-19 em território nacional, o que representa quase metade (47,5%) dos casos reportados desde o início da pandemia.

Entre 1 de janeiro e 31 de janeiro de 2022, foram identificados 1.277.754 casos de infeção por Covid-19 em Portugal, de acordo com o balanço realizado pelo ECO com base nos boletins diários da Direção-Geral da Saúde (DGS). Contas, feitas, em janeiro, foram registados, em média, quase 42 mil casos por dia.

Desde que foram detetados os primeiros dois casos de infeção em Portugal, a 2 de março de 2020 e até ao final de janeiro (tendo em conta que o relatório é sempre referente às últimas 24 horas), o país contabiliza já, em termos acumulados, 2.690.690 casos confirmados por Covid-19. Isto significa que o mês de janeiro representa 47,5% do total de casos identificados desde o início da pandemia.

Se compararmos os casos identificados em janeiro deste ano com os casos identificados em janeiro de 2021 — período em o país enfrentava a terceira vaga da pandemia e que foi o período mais fustigado, em termos de mortalidade e pressão hospitalar –, o cenário é ainda mais premente. Em janeiro de 2021, tinham sido registados 305.692 casos de infeção, em termos acumulados, o que dá, em média, cerca de 9.861 casos por dia. Contas feitas, o número de casos identificados em janeiro deste ano mais do quádruplo do valor registado no período homólogo.

Contudo, importa sublinhar que o facto de a variante Ómicron ser aparentemente menos severa, sobretudo em pessoas vacinadas, e elevada taxa de vacinação da população portuguesa reflete-se em larga medida ao nível da letalidade e da pressão no sistema hospitalar.

Em janeiro de 2022 foram declarados 992 óbitos associados à Covid, o que representa em média, cerca de 32 mortes por dia, de acordo com o balanço realizado pelo ECO. Já em janeiro de 2021, tinham sido declarados 5.785 óbitos associados à Covid em Portugal, isto é, cerca de 186,6 por dia. Contas feitas, em janeiro deste ano houve 5,8 vezes menos óbitos do que em igual período do ano passado, que foi o mais mortífero desde o início da pandemia.

O cenário é semelhante em termos de pressão nos hospitais portugueses. Nas últimas 24 horas, havia 2.437 doentes internados em enfermaria geral, dos quais 155 em unidades de cuidados intensivos (UCI), de acordo com o último balanço da DGS. Isto significa que a taxa de ocupação em UCI está em 60% do limite de 255 camas definido como crítico.

Contudo estes valores estão significativamente abaixo dos registos há um ano, em plena terceira vaga. A título de exemplo, a 31 de janeiro de 2021 estavam 6.869 pessoas internadas em enfermaria geral por complicações associadas à Covid, isto é, um número quase três vezes superior ao registado atualmente. Já a 4 de fevereiro de 2021, estavam 904 pessoas internadas em UCI por complicações associadas à Covid, isto é, um número quase seis vezes superior ao registado atualmente. Estes valores foram os máximos já registados em termos de pressão hospitalar desde o início da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novos casos Covid em janeiro foram quase metade do total da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião