Alemanha acelera construção de terminais GNL para ter alternativa ao gás russo

  • Lusa
  • 2 Fevereiro 2022

"O gás liquefeito é uma solução alternativa à importação de gás russo", avisa o governo de Berlim. A Alemanha importa da Rússia 55% do gás que consome e é o gás que aquece 50% das casas do país.

A Alemanha quer construir terminais para importar gás liquefeito por via marítima, reduzindo assim a sua dependência do gás russo, informou esta quarta-feira o Governo, no contexto da tensão entre Moscovo e países ocidentais em torno da Ucrânia.

O plano do governo é desenvolver terminais de GNL (gás natural liquefeito) na Alemanha“, disse Steffen Hebestreit, porta-voz do chanceler Olaf Scholz, numa conferência de imprensa regular. “O gás liquefeito é uma solução alternativa à importação de gás russo“, acrescentou, recordando que “vários projetos” de terminais já estão em curso, como os das cidades de Brunsbüttel e Stade, no norte do país.

Este último deve “ser acelerado”, disse, embora as obras ainda não tenham começado devido a dificuldades administrativas e financeiras, apesar do seu lançamento em 2019 pelo governo da então chanceler Angela Merkel. Estes projetos, liderados por privados, são subsidiados por entidades públicas.

Os terminais de GNL possibilitam a importação de gás natural por mar, graças a um processo de liquefação que garante uma melhor capacidade de transporte.

Neste momento, a Alemanha não dispõe de equipamentos deste tipo e por isso recebe todo o seu abastecimento de gás através de gasodutos, maioritariamente da Rússia.

Estes terminais permitiriam a Berlim diversificar os seus fornecedores, aumentando as suas encomendas nomeadamente dos Estados Unidos, do Qatar ou do Canadá.

A Alemanha quer reduzir a sua dependência do gás russo, num contexto de tensões entre Moscovo e países ocidentais em torno da fronteira ucraniana. Berlim é acusada de ambiguidade nesta crise, entre o imperativo de solidariedade com Kiev e os seus aliados ocidentais, e a necessidade de preservar relações com o seu principal fornecedor energético.

Atualmente, a Alemanha importa da Rússia 55% do gás que consome e é o gás que aquece 50% das casas do país e representa 26,7% do consumo de energia primária, de acordo com os dados do Governo.

A utilização desta energia deverá aumentar, no âmbito da transição energética, para substituir o nuclear e o carvão como complemento às energias renováveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha acelera construção de terminais GNL para ter alternativa ao gás russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião