Famílias gastaram quase 10,7 mil milhões nos supermercados em 2021

  • ECO
  • 3 Fevereiro 2022

No segundo ano da pandemia, marcado ainda pelos confinamentos e pelas restrições ao funcionamento da restauração, as compras no retalho alimentar continuaram a aumentar (3,1%) em Portugal.

As famílias portuguesas gastaram mais 300 milhões de euros nos super e hipermercados em 2021, num total de 10,665 mil milhões de euros. É um crescimento de 3,1% em relação ao ano anterior, o primeiro da pandemia, em que as vendas já tinham disparado 7,4% face a 2019.

Os dados da Scantrends da NielsenIQ, citados pelo Dinheiro Vivo esta quinta-feira, destacam ainda o reforço de posição das chamadas marcas brancas (da distribuição) no total das compras dos portugueses, com a quota a ascender já a 36,8% do total gasto pelos portugueses em bens de consumo.

O presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, salvaguarda que “este crescimento está assente no aumento de vendas líquidas, [isto é], as pessoas estão a comprar mais”, recusando ser efeito da inflação. Esse só se começou a sentir mais em janeiro de 2022 para compensar a escalada dos custos “na ordem dos 25% a 30%” com as matérias-primas, transportes ou energia, sendo “impossível não os refletir no preço de venda ao público”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias gastaram quase 10,7 mil milhões nos supermercados em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião