Banco de Inglaterra sobe juros para 0,5% e vê inflação nos 7,25% em abril
O Banco de Inglaterra subiu a taxa de referência pela segunda reunião consecutiva, para 0,5%, e estima que a inflação vá atingir 7,25% em abril.
O Comité de Política Monetária do Banco de Inglaterra aprovou um aumento da taxa de juros para 0,5%, além de votar também no sentido de desacelerar a política de compra de ativos, anunciou a instituição esta quinta-feira. O Banco estima que a inflação vá atingir os 7,25% em abril, numa revisão em alta deste valor face à previsão de 5% de dezembro.
Quatro dos membros do comité queriam que a subida dos juros fosse ainda maior, para 0,75%, de acordo com o The Guardian. Esses membros argumentaram que a política monetária deve apertar mais rapidamente, para “reduzir o risco de que as tendências recentes no crescimento salarial e nas expectativas de inflação se tornem mais firmemente incorporadas”.
Tweet from @bankofengland
Mesmo assim, o aumento que acabou por ficar definido é o maior dos últimos dois anos. O objetivo desta subida das taxas é fazer com que a inflação volte a aproximar-se da meta de 2%. O Banco vê este indicador a aumentar nos próximos meses, para perto de 6% em fevereiro e março, antes de atingir um pico em abril, à volta de 7%. Após este mês, a inflação deverá voltar a cair gradualmente até perto do marco dos 2%, no espaço de aproximadamente dois anos
A projeção da aceleração da inflação em relação à meta “reflete principalmente os preços globais de energia e bens comercializáveis”, segundo sinaliza o banco central britânico.
O Banco da Inglaterra também votou para iniciar o processo de redução do pacote de estímulos de 895 mil milhões de libras, introduzido quando a pandemia atingiu a economia do Reino Unido.
(Notícia atualizada às 12h40)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco de Inglaterra sobe juros para 0,5% e vê inflação nos 7,25% em abril
{{ noCommentsLabel }}