Vacina da gripe vai continuar gratuita para maiores de 65 no próximo inverno

Um despacho do Governo confirma que a vacina da gripe vai continuar a ser gratuita para maiores de 65 anos e outros grupos alvo prioritários na época de 2022/2023.

Este inverno ainda não acabou, mas o Governo já planeia a aquisição de vacinas contra a gripe para o próximo. Segundo um despacho publicado esta sexta-feira em Diário da República, a vacina da gripe vai continuar a ser gratuita para maiores de 65 anos e outros grupos alvo prioritários na época de 2022/2023, tal como já acontecia antes da pandemia.

O despacho assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, determina que “a vacina contra a gripe sazonal é gratuita na época 2022/2023 para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, bem como para outros grupos alvo prioritários, definidos em norma anual da Direção-Geral da Saúde”.

Para que nos últimos meses deste ano haja vacinas disponíveis para essa franja da população, o Executivo define neste despacho que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) “desenvolve os procedimentos para aquisição das respetivas vacinas, tendo em atenção indicações da Direção-Geral da Saúde sobre a cobertura vacinal desejável e as previsões de necessidades apresentadas pelas Administrações Regionais de Saúde, I. P.”.

O boletim de vacinação diário da DGS desta quinta-feira indicava que há 2.572.808 pessoas em Portugal que foram vacinadas contra a gripe durante este inverno, até ao momento, tendo a vacinação contra a gripe arrancado no final de setembro do ano passado. Nesta época de 2021/2022, a vacina da gripe foi dada em simultâneo com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

No despacho, o Governo recorda ainda que “a gripe é uma doença transmissível que pode evoluir com complicações e que pode ser prevenida ou atenuada através da vacinação”, pelo que “a vacina é recomendada para determinados grupos populacionais, nomeadamente para aqueles em maior risco de sofrerem complicações, e que deve ser administrada anualmente”.

Em dezembro, o Executivo decidiu, com base na atualização da norma da DGS, que a vacina também seria gratuita para a população entre os 60 e os 64 anos. Não se sabe se o mesmo poderá acontecer em 2022/2023, mas o despacho publicado esta sexta-feira não o refere.

Contudo, quem tiver prescrição médica da vacina contra a gripe, mesmo que não esteja dentro dos grupos alvo, tem uma comparticipação de 37% quando a adquire nas farmácias comunitárias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina da gripe vai continuar gratuita para maiores de 65 no próximo inverno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião