Ministra da Agricultura pede ajuda à UE na “crise severa pela falta água”

  • ECO
  • 7 Fevereiro 2022

Maria do Céu Antunes vai insistir junto da Comissão Europeia no pedido para reformar os adiantamentos de medidas de apoio aos agricultores por causa da seca.

A ministra da Agricultura vai insistir junto da Comissão Europeia no pedido que já tinha feito para reformar os adiantamentos de medidas de apoio aos agricultores por causa da seca. Em entrevista à Renascença (acesso livre), Maria do Céu Antunes diz que o país atravessa uma “crise severa pela falta de água”, alertando ser necessário apoiar o setor, que se debate atualmente com um aumento significativo dos custos de produção.

“Reforcei o pedido que já tinha feito há 15 dias junto do Comissário Europeu para a Agricultura, nomeadamente, para podermos reduzir as taxas de controlo e, também, para podermos autorizar o reforço dos adiantamentos das medidas de apoio à superfície e a simplificação dos adiantamentos em linha com as medidas de exceção no quadro de apoio aos impactos do Covid-19″, disse a responsável.

Maria do Céu Antunes vai também reforçar este pedido durante o Conselho de Ministros Extraordinário dos Ministros da Agricultura, que decorre até terça-feira em Estrasburgo, já que Portugal atravessa uma “dupla crise” devido ao “aumento dos custos de produção” e à “crise severa que se faz sentir pela falta de água”. A questão do abeberamento animal está entre as principais prioridades do Governo.

E apesar da tendência crescente de haver períodos de seca, cada vez mais intensos, o consumo de água das redes públicas aumentou cerca de 25% nos últimos 20 anos, avança o Correio da Manhã (acesso pago). No início do século, cada cidadão consumia 52 mil litros de água por ano e, em 2020, o consumo disparou para 65 mil litros. Isto mostra que uma pessoa consumida, em média, 142 litros de água por dia e, atualmente, consome 178.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra da Agricultura pede ajuda à UE na “crise severa pela falta água”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião