Grécia: Banco central pede acordo urgente com UE e FMI

  • Lusa
  • 24 Fevereiro 2017

A Grécia, a zona euro e o FMI concordaram no regresso da missão de avaliação a Atenas, após semanas de impasse nas negociações para a continuação do país sob assistência financeira.

O governador do Banco da Grécia, Yannis Stournaras, instou esta sexta-feira o país a concluir um acordo que permita avançar no programa de assistência financeira, porque há o risco de entrave ao crescimento.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, considerou no Parlamento, que as conversações nesse sentido podem ser concluídas até 20 de março, após o regresso a Atenas, no início da próxima semana, de representantes das instituições credoras, União Europeia (UE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

A conclusão da segunda avaliação do programa grego é urgente.

Yannis Stournaras

Governador do Banco da Grécia

A Grécia, a zona euro e o FMI concordaram no regresso da missão de avaliação a Atenas, após semanas de impasse nas negociações para a continuação do país sob assistência financeira. Ao apresentar o relatório anual do banco central, Stournaras considerou que o objetivo de um crescimento económico de 2,5% para 2017 é concretizável, quando o país cresceu 0,3% em 2016.

“Mas a conclusão da segunda avaliação do programa grego é urgente”, insistiu, apontando a necessidade de incluir rapidamente o país no programa de compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE). O responsável apontou ainda os riscos ligados a um clima de “instabilidade” tendo em vista as eleições em vários países europeus e a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos.

Atenas aceitou na segunda-feira preparar medidas suplementares reclamadas pelo FMI para 2019, após o fim do programa. A Grécia e os representantes dos credores devem finalizar os detalhes relacionados com estas medidas na próxima semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grécia: Banco central pede acordo urgente com UE e FMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião