Wall Street desliza com baixa dos preços do petróleo
Depois os máximos, bolsas norte-americanas sustêm ímpeto comprador. Baixa dos preços do petróleo provocam pausa no rally de Trump.
O petróleo volta a ceder terreno esta sexta-feira, com os sinais de menor consumo nos EUA. A pressão sobre os preços do barril estão a ter impacto em Wall Street, que desliza depois de máximos históricos nas últimas sessões no “rally Trump”. Investidores avaliam se valorização do mercado foi longe demais.
Acompanhando a queda de 0,44% do índice de referência mundial S&P 500, também o industrial Dow Jones e o tecnológico Nasdaq perdem 0,29% e 0,53%, respetivamente.
A condicionar o apetite pelo risco do outro lado do Atlântico está a queda dos preços do petróleo, depois dos dados do Governo norte-americano terem demonstrado uma subida dos inventários de crude, um sinal de menor consumo e de que o mercado está a ter dificuldades em contrariar o excesso de oferta, apesar do corte de produção no seio da OPEP. Em Nova Iorque, a cotação do barril cede 0,88% para 53,95 dólares.
Além disso, há alguma apreensão entre os investidores em relação ao extenso rally que as bolsas protagonizaram desde que Donald Trump foi eleito Presidente dos EUA, a 8 de novembro de 2016. Desde essa data, o S&P 500 já acumulou uma valorização de 10%, colocando-se em máximos históricos, com a expectativa de que a nova Administração vai cortar os impostos e aumentar os gastos públicos em infraestruturas.
“Os investidores adotaram essa história fundamental e simplificada do impacto de Trump no mercado financeiro e estamos a ver esta narrativa a desvanecer um pouco”, referiu Aaron Clark, gerente de portfólio da GW & K Investment Management. “O mercado vai perceber que muitas dessas políticas pró-crescimento podem ser adiadas para o final deste ano ou para o próximo ano e os investidores podem estar a arrepender-se das compras”, acrescentou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street desliza com baixa dos preços do petróleo
{{ noCommentsLabel }}