Bancos estão bem capitalizados, mas seis estão aquém das exigências, diz BCE

Resultados da avaliação do BCE aos riscos a que os bancos estão expostos mostraram um setor resiliente e bem capitalizado, embora seis instituições tivessem falhado os rácios de capital.

Seis bancos da Zona Euro ficaram aquém das exigências de capital do Banco Central Europeu (BCE), mas o setor, como um todo, continua resiliente e bem capitalizado, disse o supervisor europeu esta quinta-feira, depois de apresentar os resultados anuais do processo de análise e avaliação para fins de supervisão (SREP, na sigla em inglês).

Os bancos que supervisionamos estão resilientes, no geral. Têm amplo capital e liquidez para se protegerem no caso de empresas ou famílias tiverem dificuldades em pagar os seus empréstimos”, disse Andrea Enria, presidente do Conselho de Supervisão.

O BCE não revelou o nome dos seis bancos cujos níveis de capital no final do terceiro trimestre estavam abaixo das exigências regulatórias. Enria destacou o facto de os bancos terem passado bem durante a pandemia, tendo inclusivamente aumentado os rácios de capital e liquidez durante este período.

“Estamos satisfeitos com a forma como os bancos operaram até agora durante a pandemia”, disse o responsável máximo pela supervisão dos maiores bancos da Zona Euro, incluindo a Caixa Geral de Depósitos e o BCP, por exemplo.

Ainda assim, Andrea Enria avisou que os bancos devem manter-se atentos às “possíveis consequências” da crise pandémica para os seus balanços, assim como devem “reforçar os seus enquadramentos de controlo de risco e de governação”.

O chefe da supervisão bancária adiantou em conferência de imprensa que a maioria dos Estados membros já retirou de cena as moratórias sobre o crédito. “A nossa avaliação é que apenas 0,3% dos empréstimos dos bancos significativos estão hoje a beneficiar de moratória, o que é muito baixo”, revelou.

Numa outra informação desta quinta-feira, o BCE confirmou que as medidas de alívio de capital e alavancagem — implementadas para darem maior folga aos bancos para responderem ao choque da pandemia — vão terminar este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos estão bem capitalizados, mas seis estão aquém das exigências, diz BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião