Paula Santos sucede a João Oliveira como líder parlamentar do PCP

Paula Santos é o nome escolhido para suceder a João Oliveira, que não foi eleito deputado, como líder parlamentar do Partido Comunista Português.

A deputada do Partido Comunista Português (PCP), Paula Santos. ANTÓNIO COTRIM/LUSA© 2018 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Deputada desde 2009, Paula Santos será a nova líder parlamentar do PCP para a próxima legislatura que iniciará em breve. A deputada comunista eleita pelo círculo de Setúbal irá suceder a João Oliveira, o ex-líder parlamentar que não conseguiu a reeleição no círculo eleitoral de Évora nas eleições antecipadas de 30 de janeiro.

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português contará, na XV Legislatura, com uma direção composta pela deputada Paula Santos, que assumirá a responsabilidade de líder parlamentar, e pelos deputados Bruno Dias e Alma Rivera como Vice-Presidentes do Grupo“, anuncia o grupo parlamentar do PCP em comunicado divulgado esta quinta-feira.

Bruno Dias é deputado do PCP eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal, tal como Paula Santos, e Alma Rivera é deputada do PCP eleita pelo círculo eleitoral de Lisboa, o mesmo que elegeu em segundo lugar Jerónimo de Sousa.

Nesta última legislatura, entre 2019 e 2022, Paula Santos era a vice-presidente da comissão de saúde, sendo nesta área que se destacava dentro do PCP. Além disso, era também vice-presidente da comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, e em simultâneo era coordenadora do grupo parlamentar do PCP nessa comissão.

Com 41 anos, Paula Santos é deputada do PCP desde 2009 e tem uma licenciatura em química tecnológica. É a primeira mulher a assumir o cargo de líder parlamentar do PCP.

Nas eleições de dia 30, o PCP conseguiu 4,29% dos votos, num total de 242.478 votos, e elegeu seis deputados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paula Santos sucede a João Oliveira como líder parlamentar do PCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião