Paula Santos sucede a João Oliveira como líder parlamentar do PCP
Paula Santos é o nome escolhido para suceder a João Oliveira, que não foi eleito deputado, como líder parlamentar do Partido Comunista Português.
Deputada desde 2009, Paula Santos será a nova líder parlamentar do PCP para a próxima legislatura que iniciará em breve. A deputada comunista eleita pelo círculo de Setúbal irá suceder a João Oliveira, o ex-líder parlamentar que não conseguiu a reeleição no círculo eleitoral de Évora nas eleições antecipadas de 30 de janeiro.
“O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português contará, na XV Legislatura, com uma direção composta pela deputada Paula Santos, que assumirá a responsabilidade de líder parlamentar, e pelos deputados Bruno Dias e Alma Rivera como Vice-Presidentes do Grupo“, anuncia o grupo parlamentar do PCP em comunicado divulgado esta quinta-feira.
Bruno Dias é deputado do PCP eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal, tal como Paula Santos, e Alma Rivera é deputada do PCP eleita pelo círculo eleitoral de Lisboa, o mesmo que elegeu em segundo lugar Jerónimo de Sousa.
Nesta última legislatura, entre 2019 e 2022, Paula Santos era a vice-presidente da comissão de saúde, sendo nesta área que se destacava dentro do PCP. Além disso, era também vice-presidente da comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, e em simultâneo era coordenadora do grupo parlamentar do PCP nessa comissão.
Com 41 anos, Paula Santos é deputada do PCP desde 2009 e tem uma licenciatura em química tecnológica. É a primeira mulher a assumir o cargo de líder parlamentar do PCP.
Nas eleições de dia 30, o PCP conseguiu 4,29% dos votos, num total de 242.478 votos, e elegeu seis deputados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Paula Santos sucede a João Oliveira como líder parlamentar do PCP
{{ noCommentsLabel }}