Produção automóvel regista queda de 30,5% em janeiro

  • Lusa
  • 10 Fevereiro 2022

Todos os veículos montados em Portugal em janeiro foram exportados para a Alemanha, indica a ACAP.

O número de automóveis produzidos em janeiro em Portugal registou uma queda de 30,5% face ao mesmo mês de 2021, para 18.031, avançou esta quinta-feira em comunicado a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

De acordo com os dados, a produção de automóveis ligeiros de passageiros caiu 44,3% em janeiro em termos homólogos para 11.468 veículos, enquanto a produção de ligeiros de mercadorias aumentou 24,3%, para 6.351, e os veículos pesados registaram um decréscimo de 13,1%, para 212.

“A informação estatística relativa a janeiro de 2022 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 97,1% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, sublinha a ACAP.

A associação indica que a Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, com 94,1% do total, destacando-se França (27,7%), Alemanha (15,3%), Espanha (11,9%) e Itália (9,8%) no topo do ranking-

Quanto à montagem de veículos automóveis em Portugal, em janeiro foram montados nove veículos pesados, tendo representado um decréscimo de 50% face a igual mês de 2021. Segundo a ACAP, todos os veículos montados em Portugal em janeiro foram exportados para a Alemanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel regista queda de 30,5% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião