PSI-20 desce quase 1% pressionado pelo grupo EDP

A EDP Renováveis e a EDP lideram as perdas no início da sessão desta sexta-feira. O PSI-20 desce, acompanhando a tendência negativa das bolsas europeias.

Na última sessão da semana, o PSI-20 abriu com uma desvalorização de 0,92% para os 5.619,49 pontos, após já ter caído quase 0,5% na sessão anterior. Esta sexta-feira o principal índice nacional está a ser penalizado principalmente pelas cotadas do grupo EDP, ainda que as quedas sejam gerais tanto em Lisboa como nas principais praças europeias.

Na Europa, o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, está a desvalorizar 0,8%. O sentimento negativo é generalizado: o alemão DAX desce 0,7%, o francês CAC 40 cede 1,1%, o espanhol IBEX cai 1,3% e o britânico FTSE encolhe 0,8%.

A influenciar o mercado estará a maior convicção entre os investidores de que a política monetária do Banco Central Europeu (BCE) está num momento de viragem. Mais certo é que a Fed prepara-se para aumentar os juros em março, após a inflação nos EUA ter acelerado para os 7,5% em janeiro.

Em Lisboa, a maioria das cotadas está a desvalorizar nesta arranque de sessão. A maior queda é protagonizada pela EDP: as ações da elétrica nacional descem 1,68% para os 4,14 euros. Segue-se a EDP Renováveis com um deslize de 1,52% para os 17,5 euros.

Também com quedas superiores a 1% está a Navigator, que desce 1,56% para os 3,5 euros, a Altri, com uma queda de 1,39% para os 5,66 euros, e o BCP, com um deslize de 1,32% para os 19,38 cêntimos.

A evitar uma queda maior na praça lisboeta estão apenas duas cotadas: a Ibersol, que valoriza 1,01% para os 5,02 euros, e a Pharol, que sobe 0,79% para os 8,95 cêntimos.

Os títulos da Novabase, Semapa, Ramada e CTT estão inalterados neste início da negociação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 desce quase 1% pressionado pelo grupo EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião