Alemanha pede à Rússia para que retire tropas da Ucrânia

  • Lusa
  • 15 Fevereiro 2022

"Devemos usar todas as oportunidades de diálogo para alcançar uma solução pacífica", apelou a chefe da diplomacia alemã, Annalena Baerbock, no dia em que o chanceler está de visita a Moscovo.

A ministra dos Negócios Estrangeiros alemã apelou esta terça-feira à Rússia para retirar as tropas da fronteira com a Ucrânia, no dia em que o chanceler, Olaf Scholz, é esperado em Moscovo.

A situação é particularmente perigosa e pode degenerar a qualquer momento (…) e devemos usar todas as oportunidades de diálogo para alcançar uma solução pacífica“, disse Annalena Baerbock num comunicado.

“A responsabilidade pelo fim da escalada está claramente do lado da Rússia, e cabe a Moscovo retirar as suas tropas”, acrescentou.

Esta terça-feira, também o primeiro-ministro japonês vai discutir a situação com o Presidente ucraniano, disse uma fonte do Governo japonês à agência de notícias France-Presse, com Tóquio a expressar “grande preocupação” sobre o risco de uma invasão russa.

A Rússia tem deslocados cerca de 100 mil soldados na fronteira com a Ucrânia e realiza exercícios militares no mar Negro e na Bielorrússia, a poucos quilómetros de Kiev, o que faz temer a Ocidente que se possa estar a preparar um ataque próximo contra o país vizinho.

A Ucrânia, no entanto, não vê sinais de uma invasão russa ainda esta semana, adiantou na segunda-feira o secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa do país, Oleksiy Danílov.

Entretanto, a Rússia disse que ainda há possibilidades para a diplomacia, o que parece mostrar a sua disposição para reduzir a escalada do conflito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha pede à Rússia para que retire tropas da Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião