Presidente do México diz que “pausa” nas relações com Espanha é em assuntos empresariais

  • Lusa
  • 15 Fevereiro 2022

López Obrador diz que não se devem entregar mais "contratos leoninos", criticando empresas, como a Repsol, que contratam "políticos" para a sua administração.

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou esta terça-feira que a “pausa” que propôs nas relações com Espanha se refere a questões empresariais e comerciais, por alegados casos de compadrio durante governos anteriores.

A única queixa, o único questionamento, é que noutras alturas houve abuso sobre o nosso país, (que) foi considerado uma terra de conquista. Pelas empresas e pela influência política que foi exercida acima, na cúpula dos poderes, tanto em Espanha como no México”, acrescentou.

López Obrador respondia a um jornalista que lhe perguntou numa conferência de imprensa no Palácio Nacional se a “pausa” que propôs na semana passada seria com contratos de empresas espanholas e não em questões diplomáticas ou políticas.

López Obrador insistiu que não se devem entregar mais “contratos leoninos”, e denunciou mais uma vez que empresas como a Repsol contratam “políticos” para a sua administração.

Uma investigação jornalística “às empresas espanholas, aos contratos, e aos que influenciam” revelará “coisas completamente irregulares, em todas as obras”, afirmou o Presidente, recorrendo a “um eufemismo”.

Apesar das suspeitas, o Presidente mexicano assegurou que “a relação não está quebrada”.

Obrador disse que o seu governo respeita “muito” o “povo espanhol”, que é diferente da monarquia, do Governo espanhol e das empresas daquele país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente do México diz que “pausa” nas relações com Espanha é em assuntos empresariais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião