EUA seguem UE e fecham a torneira à dívida soberana russa

Os Estados Unidos aprovaram um pacote de sanções à Rússia, o qual inclui a proibição de novas emissões de dívida soberana russa nos mercados norte-americanos.

O presidente dos Estados Unidos anunciou esta terça-feira um pacote de sanções à Rússia após a “bizarria” — palavra de Joe Biden — que Vladimir Putin disse e fez esta segunda-feira. Seguindo a decisão da União Europeia, a Casa Branca decidiu fechar a torneira de financiamento à Rússia, proibindo a emissão de nova dívida soberana russa. “Continuaremos a escalar as sanções se a Rússia escalar o conflito”, garantiu Biden, garantindo que já tem o próximo passo preparado.

Isto é o início de uma invasão da Rússia na Ucrânia“, avisou o presidente norte-americano ao anunciar a “primeira tranche” de sanções ao Kremlin, antecipando que os russos vão querer conquistar mais território através do uso de força. Segundo Biden, estas sanções, que incidem sobre o sistema financeiro — o banco russo VEB e um banco militar ficam sem acesso ao dólar, a divisa mais usada em todo o mundo — e as elites russas, vão além do que tinha sido aplicadas em 2014 quando houve a anexação da Crimeia.

A Casa Branca, em comunicado, detalhou depois que os dois bancos referidos detêm mais de “80 mil milhões de dólares em ativos e financiam o setor da defesa russo”. As sanções vão assim “congelar” os ativos dos bancos nos EUA e proibir indivíduos e empresas norte-americanas de fazer qualquer transação com estes, ou seja, ficam fora do “sistema financeiro global e sem acesso ao dólar”.

Na nota à imprensa, a Casa Branca indica ainda que as sanções individuais são alargadas a Aleksandr Bortnikov (e o seu filho, Denis), Sergei Kiriyenko (e o filho, Vladimir), e Petr Fradkov, CEO do Promsvyazbank.

“Em nome de quem o Putin acha que tem o direito de declarar “países” territórios que pertenciam ao seu vizinho?”, questionou. Joe Biden confirmou que a assistência militar dos EUA à Ucrânia vai continuar e que haverá mais tropas norte-americanas (que já estão na Europa) a deslocar-se para os países da NATO com fronteira com a Rússia e a Ucrânia para proteger “cada centímetro” do território da NATO. “Não temos nenhuma intenção de lutar contra a Rússia“, ressalvou.

Contudo, em linha com os avisos que a Casa Branca tem feito nas últimas semanas, o presidente norte-americano realçou que os sinais vindos da Rússia são bélicos. “Ninguém precisa de sangue a não ser que esteja a planear uma guerra“, disse, referindo-se aos recursos (incluindo sangue) que os russos têm junto à fronteira com a Ucrânia. Biden referiu também as manobras no Mar Negro e a capacidade aérea e balística instalada perto da fronteira.

No final da sua intervenção, o presidente norte-americano admitiu que estas sanções podem ter impacto nos preços da energia (gás e petróleo) nos EUA — o mesmo se aplica na União Europeia. “Temos de ser honestos”, disse Biden, especificando que haverá “ações robustas” para que as sanções incidam na economia russa e não na norte-americana. “Quero limitar a dor que os cidadãos americanos estão a sentir na bomba de gasolina“, finalizou, sem nomear as medidas que tenciona implementar.

Logo após o anúncio das novas sanções económicas, quer pela União Europeia quer pelos EUA, os juros da dívida russa a dez anos dispararam para um valor acima de 10%, em máximos desde 2015.

A decisão surge numa altura em que se acentuam as tensões geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia, depois de Vladimir Putin ter reconhecido a independência de Donetsk e Lugansk, dois territórios separatistas pró-russos na região do Donbass, que proclamaram a independência das suas repúblicas em 2014, ano em que a Rússia anexou a península da Crimeia e a cidade de Sebastopol.

Face a esta tomada de posição por parte da Rússia, os Estados Unidos já tinham revelado que iriam avançar “em breve” com uma ordem executiva presidencial para proibir novos investimentos, comércio e financiamento dos Estados Unidos para, de ou neste dois territórios separatistas. Também a União Europeia aprovou um pacote de sanções contra a Rússia, enquanto o Reino Unido decidiu impor sanções a cinco bancos russos e a três bilionários russos. Já a Alemanha, decidiu suspender a certificação do gasoduto Nord Stream2.

(Notícia atualizada às 19h51 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA seguem UE e fecham a torneira à dívida soberana russa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião