Supervisão pede a bancos europeus que aumentem vigilância a ciberataques

  • Lusa
  • 23 Fevereiro 2022

O Mecanismo Único de Supervisão "pediu a todos os bancos europeus que reforcem sua vigilância diante dos riscos cibernéticos", revelou o governador do Banco de França.

O sistema de supervisão bancária europeu pediu aos bancos que aumentem a vigilância contra os riscos de ataques cibernéticos no contexto da escalada da crise russo-ucraniana, revelou o governador do Banco de França, François Villeroy de Galhau.

“Obviamente, estamos a monitorizar muito de perto os desenvolvimentos geopolíticos e as possíveis implicações económicas e financeiras”, disse o responsável, na abertura do seminário Eurofi, organizado, em Paris, como parte da presidência francesa da União Europeia.

Segundo Villeroy de Galhau, “a exposição direta das instituições financeiras francesas à Rússia continua limitada, mas o MUS [Mecanismo Único de Supervisão] pediu a todos os bancos europeus que reforcem sua vigilância diante dos riscos cibernéticos“.

O MUS, que supervisiona o sistema bancário europeu, é composto pelo Banco Central Europeu e pelas autoridades nacionais de supervisão bancária dos países participantes.

As consequências “mais indiretas” da crise russo-ucraniana sobre a inflação e o crescimento serão objeto de uma reunião do Conselho de Governadores em março, disse o governador do Banco de França.

Esta reunião será baseada “nos factos”, acrescentou, sublinhando que “flexibilidade” deve ser a palavra de ordem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Supervisão pede a bancos europeus que aumentem vigilância a ciberataques

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião