Trabalhadores da Autoeuropa votam novo acordo laboral na quinta e sexta-feira

  • Lusa
  • 23 Fevereiro 2022

O novo pré-acordo laboral prevê aumentos salariais de 2%, nos próximos dois anos. Vai ser votado pelos trabalhadores esta quinta e sexta-feira.

Os trabalhadores da Autoeuropa votam na quinta e sexta-feira um novo pré-acordo laboral que prevê aumentos salariais de 2% nos próximos dois anos e deverá garantir um novo veículo na fábrica do grupo Volkswagen, em Palmela.

O pré-acordo laboral não só garante aumentos salariais de 2% em 2022 e 2023, com aumentos mínimos de 25 euros em 2022 e de 30 euros em 2023, como também prevê a criação de mais um escalão – letra G –, que permite aos trabalhadores que já estão no topo de carreira (letra F) beneficiarem de mais um aumento de 2%.

O compromisso alcançado este mês de fevereiro pela Comissão de Trabalhadores e a administração da Autoeuropa prevê ainda a manutenção do quarto turno e a possibilidade de um máximo de 44 down-days (dias de não produção, mas que são pagos na íntegra aos trabalhadores) face à previsível falta de semicondutores, que, no ano passado, obrigou a várias paragens de produção na fábrica de Palmela.

O novo acordo laboral, caso seja aprovado, também é importante para os trabalhadores das empresas fornecedoras da Autoeuropa instaladas no parque industrial adjacente à fábrica de automóveis do grupo alemão Volkswagen, no concelho de Palmela, distrito de Setúbal.

A vinda de um novo modelo para produzir em Palmela […] é uma importante notícia para todos os trabalhadores”, reconhece, em comunicado divulgado na segunda-feira, a coordenadora das Comissões de Trabalhadores das outras empresas do Parque Industrial da Autoeuropa.

Embora anteveja “negociações intensas nas próximas semanas”, a coordenadora das Comissões de Trabalhadores acredita que também será possível melhorar os salários e as condições de trabalho nas outras empresas do parque industrial da Autoeuropa.

Estamos habituados, através do diálogo social, a encontrar soluções. As próximas semanas serão intensas nas decisões e nas negociações”, refere o comunicado da coordenadora das Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial.

A votação do novo pré-acordo laboral da fábrica de automóveis da Autoeuropa decorre na quinta e sexta-feira, em votação normal (voto na urna), prevendo-se que os resultados finais sejam conhecidos cerca das 22h30 de sexta-feira.

Em 26 de novembro do ano passado, nas comemorações dos 30 anos da fábrica de Palmela, presididas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Volkswagen anunciou a intenção de investir mais 500 milhões de euros na Autoeuropa nos próximos cinco anos.

Na cerimónia foi também apresentada uma versão renovada do automóvel T-ROC, que, a partir de meados deste ano, deverá ser o único veículo produzido em Palmela.

Neste momento, a Autoeuropa produz apenas a nova versão do T-Roc e a Volkswagen Sharan, mas está previsto que este último modelo seja descontinuado dentro de poucos meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da Autoeuropa votam novo acordo laboral na quinta e sexta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião