LSE admite que a fusão com a Deutsche Boerse vai falhar

Não há ainda uma decisão oficial, mas a London Stock Exchange já está a dar por falhada a fusão com a Deutsche Boerse. Questões de regulação devem travar a operação.

A London Stock Exchange (LSE) e a Deutsche Boerse estão há mais de um ano num processo de fusão. Mas esta operação dificilmente irá ver a luz do dia. Quem o reconhece é a própria LSE, depois de identificadas novas barreiras regulatórias que dificilmente conseguirão ser superadas.

“Tendo em conta a atual posição da Comissão Europeia, a LSE acredita que Comissão Europeia não deverá dar luz verde à fusão”, disse a LSE num comunicado emitido este domingo, citado pela Bloomberg. Em causa está a exigência para que a LSE desinvista na MTS, uma plataforma de negociação eletrónica. A gestora britânica diz que não o fará, nem apresentará uma alternativa.

Para tentarem obter a aprovação de Bruxelas à operação, a LSE e a Deutsche Boerse apresentaram um plano formal em que se propunham avançar com a venda da LCH.Clearnet, unidade em que a Euronext estava interessada. No entanto, Bruxelas quer mais do que isso, o que deverá travar o negócio.

A fusão entre as duas gestoras foi anunciada há mais de um ano, antes do Brexit. A decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia veio complicar a operação, levando vários países a demonstrarem a sua oposição devido à passagem de grande parte das operações para fora do mercado único. A ideia era criar uma grande bolsa europeia, mas parece que isso não irá acontecer.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LSE admite que a fusão com a Deutsche Boerse vai falhar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião