Petróleo valoriza mais de 2% e volta a ultrapassar os 100 dólares

O Brent está a valorizar mais de 2% e voltou a ultrapassar a fasquia dos 100 dólares, numa altura em que as tropas russas cercaram a capital ucraniana.

Depois de terem atingido máximos de 2014, os preços do petróleo ainda caíram para menos de 100 dólares, mas os avanços na ofensiva russa à Ucrânia estão a fazer disparar novamente a cotação do “ouro negro”.

Em Londres, o Brent — que serve de referência europeia — está a valorizar 2,46% para 101,54 dólares, isto é, o petróleo voltou a ultrapassar, esta sexta-feira, a marca dos 100 dólares por barril.

Isto num dia em prossegue a ofensiva russa à Ucrânia, que arrancou na madrugada desta quinta-feira. Segundo os responsáveis da Administração Joe Biden, citados pela CNN, as forças mecanizadas da Rússia já estão a cerca de 30 quilómetros da capital ucraniana, Kiev.

As últimas horas foram de explosões e, num tweet publicado pelas 4h00 da manhã, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, escreveu que Kiev não via nada assim desde o ataque nazi de 1941.

Em reação, tanto os Estados Unidos como a União Europeia já anunciaram sanções contra a Rússia. São dirigidas, sobretudo, ao setor financeiro e às importações de alta tecnologia russas, deixando de fora, contudo, as petrolíferas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo valoriza mais de 2% e volta a ultrapassar os 100 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião