CaixaBank reforça capital do BPI com emissão de 425 milhões

O BPI vai realizar uma emissão de dívida subordinada de 425 milhões de euros, totalmente subscrita pelo CaixaBank. Vai pagar "spread" de 3,3%.

O BPI informou esta segunda-feira o mercado que vai reforçar o rácio de capital total através da emissão de 425 milhões de euros em dívida subordinada, que será integralmente subscrita pelo seu acionista, o espanhol CaixaBank.

O financiamento irá reforçar o capital total do banco, que passará de 17,4% para 18,1%, uma vez que a dívida subordinada, por comportar maior risco (só é reembolsada após a dívida sénior ser paga), contribui para o chamado rácio Tier 2. O rácio principal (CET1) mantém-se, por isso, inalterado nos 14,2%.

O banco informa que a emissão contribui igualmente para o reforço do montante para o cumprimento do requisito de MREL, uma almofada de fundos próprios e passivos elegíveis que os bancos são obrigados a ter para a absorção de choques.

A emissão vence em março de 2032, mas pode ser reembolsada antecipadamente em março de 2027. O juro anual estará indexado “à Euribor a 6 meses, acrescida de um spread de 3,30%”.

O BPI irá ainda “proceder, em 24 de março, ao reembolso antecipado de uma emissão de dívida subordinada (Tier 2) de 300 milhões de Euros, totalmente subscrita pelo CaixaBank”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBank reforça capital do BPI com emissão de 425 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião