Ryanair volta a apelar a António Costa para “libertação” de slots ocupados pela TAP

  • Lusa
  • 28 Fevereiro 2022

A Ryanair apela para a libertação de 18 slots diários da TAP para salvar 20 rotas. Se isso não acontecer a companhia será forçada a reduzir de 7 para 4 aviões a operação em Lisboa no fim desta semana.

A companhia aérea low cost Ryanair voltou a apelar ao primeiro-ministro, António Costa, para que sejam libertados slots (faixas horárias) não usados pela TAP até 4 de março, indicando que se tal não acontecer terá de cancelar rotas.

Num comunicado divulgado esta segunda-feira, a transportadora voltou “a apelar ao primeiro-ministro português, António Costa, para que tome medidas imediatas e exija à TAP a libertação de 18 slots diários – que não pode, nem irá utilizar, no verão 2022 –, de forma a permitir a operação da Ryanair com sete aviões baseados em Lisboa, poupando 20 rotas, um milhão de passageiros e 250 milhões de euros gastos por visitantes em Lisboa no verão 2022”.

De acordo com a Ryanair, “a menos que o primeiro-ministro intervenha esta semana para libertar os slots não utilizados pela TAP – apenas para o verão 2022 –, a Ryanair será forçada a reduzir sete aviões para quatro, na sua base no Aeroporto da Portela, em Lisboa, no final desta semana, e com isto perder um milhão de passageiros, 150 postos de trabalho e mais de 250 milhões de euros de despesas turísticas em Lisboa”.

Citado na mesma nota, o presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, disse que a empresa escreveu “ao primeiro-ministro, António Costa, a 16 de fevereiro, pedindo-lhe que agisse antes do final de fevereiro”, mas, até agora não recebeu qualquer resposta.

“Por essa razão, volto a solicitar ao primeiro-ministro que intervenha urgentemente para salvar estes aviões, rotas, passageiros, e postos de trabalho em Lisboa, para o verão 2022”, referiu.

Segundo Michael O’Leary, “a Ryanair não precisará destes slots após o verão 2022, uma vez que a TAP será forçada, pela Comissão Europeia, a libertar 18 slots diários, a partir do inverno de 2022”.

“Uma vez que a TAP não utilizará estes slots no verão 2022, estes serão desperdiçados, a menos que o primeiro-ministro intervenha e solicite à TAP o empréstimo destes slots à Ryanair, apenas para o verão, para salvar 20 rotas, um milhão de visitantes, e os 250 milhões de euros gastos por estes, em Lisboa”, reforçou.

De acordo com o gestor, caso a companhia não obtenha “uma resposta positiva” do gabinete do primeiro-ministro, a 4 de março, “estes aviões e rotas em Lisboa serão cancelados apenas para o verão 2022”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ryanair volta a apelar a António Costa para “libertação” de slots ocupados pela TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião