Eni vai vender participação no gasoduto Rússia-Turquia

  • Lusa
  • 2 Março 2022

Eni anuncia que vai vender a posição de 50% que detém no gasoduto "Blue Stream", que liga a Rússia e a Turquia. Decisão foi tomada "com convicção", assegura a empresa.

A petrolífera italiana Eni anunciou que vai avançar com a venda da sua participação conjunta de 50%, em partes iguais com a russa Gazprom, no gasoduto “Blue Stream”, que liga a Rússia à Turquia.

“No que diz respeito à participação conjunta e igualitária com a Gazprom no gasoduto ‘Blue Stream’ (que liga a Rússia à Turquia), a Eni pretende prosseguir com a venda da sua participação”, disse um porta-voz da empresa à imprensa italiana. Segundo o porta-voz, “a presença atual da Eni na Rússia é marginal”.

A Eni segue o exemplo de grandes petrolíferas como as britânicas Shell e BP, que anunciaram esta semana a retirada de projetos na Rússia devido à invasão militar russa na Ucrânia iniciada há seis dias.

A nossa decisão de partir foi tomada com convicção”, assegurou na segunda-feira o diretor-geral da Shell, Ben van Beurden, num comunicado enviado à bolsa de Londres.

As participações em causa na Shell valiam, no fim de 2021, cerca de 3.000 milhões de dólares e abrangiam em particular o envolvimento no projeto de gás natural “Sakhaline-2” no Extremo Oriente russo, segundo a nota.

A Shell também pretende terminar o seu envolvimento no gasoduto “Nord Stream 2”, que foi construído para transportar gás russo diretamente para a Alemanha sem passar pela Ucrânia.

No domingo, a petrolífera britânica BP anunciou que vai deixar a russa Rosneft, na qual detém uma participação de 19,75%, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eni vai vender participação no gasoduto Rússia-Turquia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião