Sines pode vir a ter novo terminal para fazer chegar gás à Europa

  • ECO
  • 2 Março 2022

Administração do Porto de Sines diz que “há capacidade para construir um novo terminal de gás natural liquefeito” em Portugal, de forma a “aumentar a capacidade de armazenamento” para a Europa.

O presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) assegura que “há capacidade para construir um novo terminal de gás natural liquefeito (GNL)” em Portugal, de forma a “aumentar a capacidade de armazenamento” para a Europa, noticia o Jornal de Negócios (acesso pago) esta quarta-feira.

Estas declarações surgem depois de o comentador Luís Marques Mendes ter afirmado na SIC que Bruxelas se prepara para “incentivar as interconexões entre a Península Ibérica e França para levar gás até à Europa Central”, procurando uma alternativa à compra de gás à Rússia.

Mas Sines só poderá avançar quando forem ultrapassados os constrangimentos técnicos nas interligações entre Espanha e França. Além disso, mesmo que avance, este investimento pode demorar cerca de dois anos e será ainda necessário definir quem paga a construção. Em declarações ao Negócios, o presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines adianta ainda que chega já um navio a cada cinco dias ao porto alentejano e é armazenado no terminal de GNL da REN.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sines pode vir a ter novo terminal para fazer chegar gás à Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião