Minor Hotels pretende recrutar 200 pessoas até final do ano. Admite aumentos salariais

Além do reforço da equipa, este ano são esperados também aumentos salariais, sobretudo para as posições que têm os salários mais baixos.

O Minor Hotels & Resorts está a contratar. Até ao final do ano, o grupo hoteleiro pretende aumentar a equipa com a contratação de mais de 200 profissionais. Alojamento e food & beverage (F&B) são as principais áreas a reforçar. Este ano são esperados ainda aumentos salariais, sobretudo para as posições que têm os salários mais baixos, sabe a Pessoas.

 

“Procuramos especialmente profissionais nas áreas de alojamento (andares e receção/portaria) e F&B (restaurantes, bar, cozinha e pastelaria), mas também temos vagas para spa, manutenção e economato”, avança Jorge Beldade, diretor regional de operações da Minor Hotels para o Algarve.

“Acima de tudo, procuramos candidatos com paixão pelo serviço, orientação para o cliente, gosto pelo trabalho em equipa e experiência profissional (que é um fator preferencial)”, acrescenta.

Entre os principais benefícios oferecidos pela companhia estão a “integração numa equipa dinâmica, focada num serviço de excelência”, “plano de formação contínuo para potenciar o desenvolvimento de carreira”, “possibilidade de mobilidade funcional, nacional e/ou internacional” e “remuneração compatível com a função”.

Além disso, os colaboradores têm direito a folga no dia do seu aniversários, tarifas especiais para si, família e amigos nos diversos serviços do grupo, bem como créditos atribuídos em função dos anos de serviços para converter em estadias ou refeições nos hotéis, resorts e restaurante do grupo.

Os interessados podem enviar a sua candidatura através de endereço eletrónico (recrutamento.mhpt@nh-hotels.com).

Aumentos salariais e task forces internas

Questionado pela Pessoas sobre a possibilidade de existirem aumentos salariais este ano — em linha com o que tem acontecido em vários grupos hoteleiros, que têm recorrido a esta medida para atrair talento — Jorge Beldade não descarta essa hipótese. Aliás, assegura que, pelo menos nas funções com salários mais baixos, deverão existir aumentos salariais ainda este ano, mas não avança valores.

“A grande maioria das nossas unidades hoteleiras paga acima do salário mínimo nacional, e as posições que têm salários mais baixos também irão ter um aumento salarial este ano”, adianta.

Já no que toca a aumentos salariais para outras posições, bem como ao reforço do investimento no plano de benefícios dos colaboradores, o grupo está em negociações com os sindicatos. “Mas queremos fazer atualizações salariais”, garante o diretor regional de operações da Minor Hotels para o Algarve.

Além destas estratégias, que se espera que sejam capazes de atrair e reter o talento, o grupo está também a trabalhar numa estratégia interna que pretende otimizar os recursos humanos e, desta forma, responder às necessidades atuais da companhia.

“Estamos a procurar task forces dentro do grupo, ou seja, profissionais que estejam em época baixa no seu destino e possam vir trabalhar a época primavera/verão em Portugal”, explica.

Esta estratégia surge numa tentativa de reverter os números que dão conta da falta de mais de 40 mil profissionais para o setor. Um problema que se agravou com a pandemia, altura em que alguns trabalhadores optaram mesmo por abandonar esta indústria.

Em 2021, de acordo com o INE, o canal HORECA empregava 244.400 trabalhadores (65.900 no alojamento turístico e 178.500 na restauração e similares), o que se traduz numa perda total de 76.300 trabalhadores face a 2019 (menos 16.100 no alojamento e menos 60.200 na restauração).

As atividades de alojamento e restauração perderam, assim, cerca de um quarto da força de trabalho que tinham em 2019. Apesar de, no verão de 2021, as empresas terem iniciado lentamente a retoma da sua atividade, esta tímida recuperação não encontrou paralelo no emprego, tendo o setor continuado a perder postos de trabalho. Entre 2020 e 2021 foram perdidos 47.600 trabalhadores, estima a Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal (AHRESP), num dos seus boletins diários publicado em fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Minor Hotels pretende recrutar 200 pessoas até final do ano. Admite aumentos salariais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião