Rublo perde 40% do seu valor desde início da invasão

  • Lusa
  • 7 Março 2022

A moeda russa alcançou um novo mínimo histórico, ao depreciar-se para 0,007407 dólares. A 23 de fevereiro, na véspera da invasão, valia 40% mais: 0,012322 dólares.

O rublo perdeu quase 40% do seu valor em relação ao dólar desde que no passado dia 24 de fevereiro a Rússia invadiu a Ucrânia e depois de países ocidentais terem impostos sanções financeiras a Moscovo.

Esta segunda-feira, a moeda russa fechou a sessão nos 0,007407 dólares por rublo, 39,9% abaixo do valor registado a 23 de fevereiro, véspera da invasão, quando o rublo valia 0,012322 dólares.

A nova desvalorização da moeda russa ocorre após os Estados Unidos terem anunciado que estão em curso conversações com a União Europeia para proibir a importação de petróleo da Rússia, como represália pela guerra na Ucrânia.

A agência de notação Moody’s também baixou a nota de solvência da dívida soberana russa, que já estava em ‘lixo’, de ‘B3’ para ‘Ca’ pela expectativa de que os controlos de capital do banco central russo limitem os pagamentos transfronteiriços, incluindo o serviço de dívida das obrigações do Governo.

(Notícia corrigida às 14h16 do dia 10 de março)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rublo perde 40% do seu valor desde início da invasão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião